FecharX

Absorventes gratuitos disponíveis em BH: como acessar o benefício do SUS

Programa do Farmácia Popular facilita acesso a itens de higiene para pessoas em vulnerabilidade social na capital mineira



Créditos da imagem: Jerônimo Gonzalez/MS
Main absorventes gratuitos disponi%cc%81veis em bh  como acessar o benefi%cc%81cio do sus
Sou BH listou todos os estabelecimentos na capital mineira que estão aptos a distribuirem o item de higiene ao público que tem direito ao benefício
Redação Sou BH
26/01 às 16:04
Atualizado em 26/01 às 16:07

Farmácias de Belo Horizonte começaram a distribuir absorventes gratuitos, uma iniciativa para combater a pobreza menstrual e promover a saúde feminina. O item de higiene pessoal está agora ao alcance de pessoas em situação de vulnerabilidade social, disponível em 524 farmácias parceiras na capital mineira.

Para ter acesso ao benefício, os interessados devem apresentar uma autorização, que pode ser emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital, juntamente com um documento de identidade com foto. Aqueles que encontrarem dificuldades em obter a autorização podem buscar auxílio em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), entre outros.

Quem tem direito ao benefício

Indivíduos com idade entre 10 e 49 anos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, especialmente aqueles em situação de extrema vulnerabilidade social, estudantes da rede pública de ensino e ter baixa renda, além de pessoas em situação de rua.

Como retirar os absorventes gratuitamente

- Gerar a autorização no aplicativo Meu SUS Digital;

- Apresentar um documento de identificação com foto e CPF na farmácia.

Onde retirar

O Sou BH listou todos os estabelecimentos na capital mineira que estão aptos a distribuírem o item de higiene ao público que tem direito ao benefício. 

Saúde feminina

A iniciativa visa não apenas melhorar as condições de saúde das mulheres e pessoas que menstruam, mas também combater um dos fatores que contribuem para a evasão escolar. Segundo dados da ONU, no Brasil, uma em cada quatro meninas falta à escola durante o período menstrual, e cerca de 4 milhões enfrentam a falta de acesso adequado a itens de higiene nas instituições de ensino.