FecharX

Arquiteta dá dicas de como transformar seu lar em um ambiente mais saudável

Pandemia do novo coronavírus firma tendência de casas multifuncionais



Créditos da imagem: Daniel Mansur
Main daniel mansur
Redação Sou BH
17/04/20 às 18:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Você já ouviu falar em Casas Multifuncionais? Pois é, elas têm se tornado uma realidade cada vez mais comum em todas as partes do mundo. Mas, um fato que tem estimulado esse conceito é o isolamento social causado pela Covid-19, que tem mudado a rotina e o formato de vida das pessoas.

Realizar todas as tarefas em casa, transformando quarto, sala e cozinha em ambientes-multiuso, seja para trabalhar, fazer atividades físicas ou até reinventar o próprio negócio, é algo quase obrigatório nos tempos atuais. E a pergunta que fica é: como fazer esse tipo de adaptação?

Segundo a arquiteta da construtora RKM Engenharia, Juliana Maioli, para que as atividades em casa sejam desenvolvidas com qualidade é necessário se preocupar com a iluminação, ergonomia e separação dos espaços de acordo com a configuração de convivência da família. “Quem não tem a casa projetada para ser flexível pode usar a arquitetura, o design e a marcenaria como aliados para dividir cada cômodo e agregar bem estar, agilidade e leveza para o dia a dia”, ressalta. Outra dica da arquiteta é abrir as janelas e deixar a luz do sol e o ar puro entrarem. Se não for possível, coloque plantas próprias para espaços fechados, como areca, palmeirinha e lírio da paz. 

Juliana também aponta a tendência das Casas Multifuncionais como um divisor de águas nas empresas e famílias pós-pandemia. “Estamos mudando a maneira como enxergamos nossa casa, nosso trabalho e formas de convivência. Já estamos vivendo uma mudança gradual nos hábitos de consumo no qual as pessoas buscam um estilo de vida mais minimalista, sustentável e saudável. Com a população voltada para fazer tudo do lar, vamos começar a priorizar mais flexibilidade, menos deslocamentos e espaços multiuso que visam a qualidade de vida”, conclui.