FecharX

Campanha cria vaquinha para entregar ônibus com livraria itinerante a Seu Odilon

Livreiro que teve seu sebo a céu aberto incendiado ganha financiamento coletivo para viabilizar projeto de vida



Créditos da imagem: William Girundi
Main whatsapp image 2020 08 12 at 18.21.06
Redação
17/09/20 às 15:48
Atualizado em 17/09/20 às 15:48

Tornar a literatura mais acessível, esse é o sonho de Seu Odilon. Figura conhecida da capital mineira, o livreiro teve 3 mil livros de seu sebo a céu aberto no Carmo, região Centro-Sul de BH, queimados no mês passado. Porém, depois de muita solidariedade, seu acervo recebeu mais de 10 mil exemplares. Agora, a campanha cresceu e o objetivo é transformar um ônibus em livraria móvel para o catador de materiais recicláveis.

A ideia é levar livros e cultura para as periferias de Belo Horizonte e interior de Minas. Para isso, o projeto iniciou uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de arrecadar R$ 150 mil para viabilizar a iniciativa até o dia 11 de setembro (você pode conferir a proposta completa no site da vaquinha on-line).

Segundo Odilon, seu grande sonho sempre foi levar cultura de forma livre, partindo de local em local, dentro de um ônibus equipado com os livros e o seu cantinho para morar. Por isso, ele se mostra ansioso em concretizar o projeto. “Espero que a gente consiga esse ônibus o mais rápido possível, para colocar o projeto em prática e tentar levar cultura para as periferias e para o interior a preço acessível”, comenta.

Colocando em prática

O grupo responsável pela campanha está dando todo o suporte a Seu Odilon na parte estratégica e de viabilização do projeto. De acordo com Pedro Cinque, um dos idealizadores da campanha, o objetivo é garantir a continuidade do sebo itinerante. “Estamos cuidando da sustentabilidade do projeto em parceria com a Base Colaborativa BH que, com o Projeto Abacaxi, apoia nano-empreendedores e ajuda no cuidado com os negócios”, destaca.

Além da parte de divulgação e sustentabilidade da ideia, o grupo está cuidando da parte técnica do projeto. Os arquitetos Giulianno Camatta e Marcos Franchini foram convidados para desenhar a reforma do ônibus e a adaptação de todo o veículo, caso a meta seja alcançada. Segundo Pedro, os dois profissionais já se encontraram com Seu Odilon e estão trabalhando para deixar tudo como o livreiro idealizou.

Com o alcance e a solidariedade em BH e no Brasil – a campanha já teve doações de 19 estados –, os organizadores estão esperançosos em cumprir a meta e contribuir para a difusão da leitura.