FecharX

Carnaval 2019 em números: 515 blocos, 600 desfiles, 6 mil banheiros químicos e 8 palcos oficiais

A festa mais aguardada do ano começa neste sábado e algumas novidades já foram divulgadas



Créditos da imagem: Alexandre Guzanshe
Main carnaval2018 baianas ozadas alexandre guzanshe  33
Camila Saraiva
13/02/19 às 14:57
Atualizado em 26/02/19 às 00:32

A prefeitura de BH cadastrou 515 blocos de rua para a maior festa da cidade e entre as principais novidades deste ano está o aumento do número de banheiros químicos, que passou de uma capacidade de 14 mil pessoas por dia, para 15 mil neste ano, totalizando seis mil e duzentas unidades em 55 pontos, do dia 1º ao dia 5 de março.

Além disso, os foliões contarão com mais 3,6 mil banheiros móveis e 250 cabines para portadores de necessidades especiais.

Palcos oficiais

Em 2019, os oito palcos vão oferecer shows até às 23h, horário reduzido em comparação ao ano passado que foi até à 1h. Os locais são: Praça da Estação, Avenida Brasil, Parque Municipal, Savassi, Barreiro, Venda Nova, Norte/Nordeste e Noroeste/Pampulha.

A programação infantil do Carnavalzinho, que sempre acontece no Parque Municipal e na Savassi, agora, chegará também ao palco da Avenida Brasil, ao longo de três manhãs.

Saúde e limpeza

Três Postos Médicos Avançados (PMA) vão ser montados na cidade para atender demandas urgentes dos foliões como desidratação, intoxicação, crises convulsivas e pequenos traumas. Um dos PMAs será móvel para atuar nos blocos com maior número de pessoas.

Já a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vai trabalhar com duas frentes: a primeira ação contará com 130 catadores de material reciclável, divididos em três grupos, que vão atuar em 12 blocos: Volta Belchior, Quando Come se Lambuza. Bloco da Calixto, Pacato Cidadão, Angola Janga, Alô Abacaxi, Unidos do Barro Preto, Havayanas Usadas, Garotas Solteiras, Pisa na Fulô, Juventude Bronzeada e Ordinários.

A outra ação será a ampliação dos Locais de Entrega Voluntária (LEVs) de embalagens de vidro. Com o apoio de dez novos pontos de coleta fixos, num total de 16 neste carnaval: 

Praças: Estação, Duque de Caxias, Rui Barbosa, Liberdade, Diogo Vasconcelos, Assembleia, Afonso Arinos;
Avenidas: Brasil (com Bernardo Monteiro), Afonso Pena (com Álvares Cabral e com Rua Timbiras), Contorno (com avenida Getúlio Vargas), Fleming, Getúlio Vargas (com rua Rio Grande do Norte).            
Ruas: Sapucaí e São Luiz  

Transporte

Para quem vai pular o carnaval nos blocos de rua, o Foliônibus continua valendo e terá uma frota de 35 veículos rodando de graça em duas rotas entre os dias 2 e 5 de março, das 10h às 22h. Outra opção será o Guia de Bolso da BHTrans, que informará todas as alterações no trânsito como desvios, itinerários, pontos de embarque e desembarque. A ferramenta estará disponível no site da prefeitura.

Quer saber os dias e horários dos desfiles das escolas de samba? Clique aqui

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.

*Atualizado em 22/02/19 - 15:52