FecharX

Dezembro Laranja alerta para a prevenção do câncer de pele

Unidades do Grupo Santa Casa BH estão iluminadas de laranja para chamar atenção da sociedade



Créditos da imagem: Santa Casa BH/ Divulgação
Main dezembro laranja foto
Redação Sou BH
05/12/20 às 18:15
Atualizado em 05/12/20 às 18:15

A chegada do verão e o aumento do número de pessoas que tomam sol sem proteção motivaram a criação do Dezembro Laranja – campanha de prevenção ao câncer de pele. Com o tema Amigos de Verão: Eu + Protetor Solar + Sol = Juntos Pela Saúde, a Sociedade Brasileira de Dermatologia busca sensibilizar sobre as formas de prevenção, contribuir para o diagnóstico correto, alertar sobre a necessidade de proteção diária e incentivar as crianças para os principais hábitos de foto-proteção.

Para isso, o Grupo Santa Casa BH e outras instituições promoverão, ao longo do mês, capacitação para cerca de mil médicos da rede de atenção primária da Prefeitura de Belo Horizonte, além de iluminar de laranja prédios e pontos da capital, fazendo, assim, um trabalho de conscientização.

O câncer da pele é o mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. De acordo com a dermatologista da Santa Casa BH, Dra. Gláucia Vianna, a exposição em excesso ao sol é a principal causa da doença. “É fundamental a realização do autoexame, pois ele facilita o diagnóstico e o tratamento precoce. Fique atento a pintas que crescem, feridas que não cicatrizam e manchas que aumentam. Procure um dermatologista em casos de lesão suspeita ou qualquer dúvida. Nosso intuito, com essa campanha, é promover a educação em saúde, orientar que os cuidados precisam começar nos primeiros anos de vida e que a exposição solar na infância pode influenciar na saúde do envelhecimento da pele e no surgimento do câncer na fase adulta. A melhor forma de evitar a doença é a prevenção”, conta.

 

Previna-se!

– Evite o sol entre 9h e 15h;

– Use camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol;

– Lembre-se dos óculos escuros, de preferência com lentes de boa qualidade;

– Aplique o protetor solar diariamente (fator de proteção de no mínimo 30) e repita a aplicação a cada duas horas.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia