FecharX

BH terá drive-thru e serviço em domicílio para testagem da covid-19

O estacionamento do Raja Grill receberá a estrutura que oferecerá os exames para detecção do vírus e anticorpos do coronavírus



Créditos da imagem: Divulgação/Teste COVID Brasil
Main teste covid brasil2 capa
Redação
02/08/20 às 20:00
Atualizado em 02/08/20 às 20:00

A demanda de testes para averiguar as contaminações pelo Covid-19 é cada vez maior na capital mineira. Para atender as pessoas que precisam ser testadas de forma prática e rápida, Belo Horizonte receberá, a partir do dia 04 de agosto, um ponto do Teste COVID Brasil, no formato drive-thru, o qual o exame é feito com o paciente dentro do carro. O estacionamento do Raja Grill (Av. Raja Gabáglia, 3385, São Bento) será preparado com estrutura e profissionais para a realização dos exames: Sorológico IgG e IgM Qualitativo, Sorológico IgG e IgM Quantitativo e PCR. Há também a possibilidade da contratação do serviço em domicílio, chamado Home Care, que atende condomínios, empresas e residências.  Este tipo de serviço já é oferecido no Espírito Santo e a experiência dos capixabas tem sido positiva.

De acordo com o coordenador médico da Teste COVID Brasil, Thanguy Friço, a pessoa deve ser testada caso apresente ou tenha apresentado sintomas típicos de Covid-19, como, febre, tosse seca, cansaço, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés, dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito ou, em casos mais graves, perda de fala ou movimento.

Para Thanguy Friço, o Teste COVID Brasil é uma estratégia que contribui, também, para o bem-estar das famílias dos empregados das empresas. Ele ainda ressalta que os cuidados devem ser avaliados exatamente na hora da testagem da Covid-19. “Muitos setores optaram pelo home office, no entanto, há casos que exigem a presença dos funcionários. A verdade é que parte das empresas interromperam o trabalho presencial, mas a necessidade de voltar o quanto antes exige estratégias de segurança e prevenção. A aferição da temperatura corporal e a testagem entram como uma ferramenta importante para definir o retorno às atividades com segurança, para gerenciar melhor as equipes”, explica.

Segundo o médico, o rastreamento da doença por meio do drive-thru garante a segurança dos profissionais de saúde, tira as dúvidas de casos suspeitos e, principalmente, evita a disseminação do vírus, pois pacientes assintomáticos podem transmitir sem saber. "É sabido também que a testagem contribui para a saúde mental dos trabalhadores. Ver que as medidas de segurança, como, o distanciamento social, uso de máscaras e higienização correta das mãos e ambientes de trabalho estão funcionando, melhoramos assim o quadro mental das pessoas. Além disso, pode ter reflexos positivos ainda no retorno ao trabalho e consequentemente na produtividade”, destaca o especialista.

Por proporcionar conforto e praticidade, o serviço de testagem em domicílio deve ser bem demandado. “Essa modalidade de atendimento facilita bastante a vida idosos e pessoas com dificuldade de locomoção na hora de fazer o exame”, comenta o coordenador médico da Teste COVID Brasil. De olho no bem-estar e segurança dos moradores, as administradoras de condomínios ou síndicos podem solicitar o serviço de testagem, conforme completa o médico. “O agendamento é feito via site da Teste COVID Brasil e a coleta do exame é feita em área comum, respeitando as orientações de distanciamento social”, explica o especialista Thanguy Friço.

Tipos de testes

Tanto o drive-thru, quanto o Home Care do Teste Covid Brasil vão realizar os seguintes tipos de testagem: Sorológico IgG e IgM Qualitativo, Sorológico IgG e IgM Quantitativo e PCR. O exame para a detecção qualitativa de anticorpos IgG e IgM é indicado para pacientes com sintomas a partir do 7º dia ou que desejam saber se já tiveram o vírus. Possui uma precisão relativa e a coleta é realizada através do sangue venoso, com a disponibilização do resultado em até 6 horas. Já o teste Sorológico IgG e IgM Quantitativo é um exame para a detecção quantitativa de anticorpos IgG e IgM e é indicado para pacientes com sintomas a partir do 7º dia ou com histórico gripal recente que deseja saber seu estado imunológico. Este tipo é de alta precisão e a coleta é através do sangue venoso, com o resultado em até 3 dias.  O teste Pcr é indicado para pacientes com sintomas do 3º ao 10º dia e a coleta é realizada através da secreção do nariz e garganta. O resultado é disponibilizado em até 5 dias.

O Dr. Thanguy Friço esclarece que o Teste COVID Brasil não realiza os testes rápidos a partir do sangue capilar, extraído na ponta do dedo. “Este tipo de teste depende muito da parte técnica de coleta e execução e podem atestar falso negativo ou falso positivo com mais frequência. Para aumentar a precisão desse teste, utilizamos o sangue venoso. Dessa forma aumentamos a confiabilidade dos nossos testes, que comprovadamente têm 97,3% de especificidade”, conclui.

Em todas as modalidades de testes, o resultado é disponibilizado on-line para o cliente que, no ato da coleta, recebe um código de acesso e senha.