FecharX

Em homenagem à filha com síndrome rara, Odette Castro lança 2ª edição de Rubi

Com lançamento pela Páginas Editora, livro conta a história de Beatriz, que nasceu com a rara síndrome de rubinstein-taybi



Créditos da imagem: Arquivo pessoal
Main whatsapp image 2020 04 09 at 10.39.29
Redação Sou BH
11/04/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Beatriz era uma menina cheia de histórias, alegria e carisma. Virou a poesia de Odette Castro, a inspiração para as mãos, que escrevem e que bordam, plantam flores pela cidade, para curar a dor. Dela e do mundo. Beatriz é o fundo e a superfície de Rubi, livro que Odette Castro, a mãe, escreveu em homenagem à filha. Na primeira edição, de 2015, Beatriz era viva. Nesta, a segunda, Beatriz já pertence a outro plano. Mantém-se presente, no entanto, na força e na sensibilidade de Odette.

Com lançamento pela Páginas Editora, este novo Rubi conta a história de Beatriz, que nasceu com a rara síndrome de rubinstein-taybi. A segunda edição é dividida em três partes: a primeira narra a morte de Beatriz, aos 31 anos; a segunda traz o conteúdo da primeira edição, com pequenas modificações; a terceira conta como tem sido a continuidade da vida para Odette sem a filha. Uma das iniciativas dela é o projeto “Uma flor cura uma dor”, em que coloca em espaços públicos da cidade flores que ela mesma borda.

Engajada e dona de uma escrita sensível, ainda quando Beatriz era viva, Odette escrevia nas redes sociais as histórias da filha, as dificuldades que uma mãe com filho atípico encontra na cidade, as lutas que são travadas por direitos mínimos. Aos poucos, Odette foi ganhando seguidores, ficando “famosas” ela e a filha. Foi assim que teve a ideia de lançar uma campanha de financiamento coletivo para publicar a segunda edição de Rubi, após a morte da filha. Deu certo, e agora o livro chega às mãos dos leitores e dos apoiadores da campanha. Quem desejar conhecer a obra, ela está sendo vendida pelo site da Páginas Editora, no valor de R$30.

A capa do livro traz a belíssima ilustração de Anna Cunha, feita especialmente para homenagear Beatriz.