FecharX

Empresa mineira desenvolve ventiladores pulmonares inteligentes

Com o apoio da Fiemg, equipamento será doado pelo Governo do Estado aos hospitais de campanha e demais instituições hospitalares



Créditos da imagem: Vadym Stock/shutterstock
Main destaque vadym stock
Redação Sou BH
28/04/20 às 20:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Uma boa notícia em tempos difíceis! Nos próximos dias, os hospitais de campanha de Minas Gerais podem ganhar um reforço fundamental no tratamento da Covid-19: um ventilador pulmonar inteligente, desenvolvido especificamente para dar suporte a pacientes infectados. O equipamento, que agora só precisa ser homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ajudará a evitar um provável colapso no sistema de saúde do Estado, motivado, especialmente, pela indisponibilidade de respiradores artificiais.

Por meio do projeto social InspirAR e com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a empresa mineira de soluções tecnológicas Tacom desenvolveu um protótipo do ventilador pulmonar em 20 dias. Médicos intensivistas de uma grande rede de hospitais de Minas Gerais, engenheiros, programadores e desenvolvedores participaram da iniciativa. 


De fácil manuseio e custo muito inferior ao de um respirador importado, o ventilador pulmonar, por meio do sistema de exaustão a vácuo, evita o vazamento de ar contaminado, expirado pelos respiradores convencionais. Além disso, o uso do aparelho possibilita que profissionais da saúde especialistas em ventilação mecânica possam se dedicar a casos mais graves, já que os ventiladores são controlados remotamente, bastando apenas um profissional para controle de até 50 equipamentos simultaneamente.

Depois de fabricados, os equipamentos serão doados ao governo estadual, que se encarregará da destinação aos hospitais de campanha e demais instituições hospitalares das cidades mais afetadas pela pandemia. A expectativa é que, até o mês de junho, sejam produzidas entre 2 mil e 5 mil unidades.

Após ter sido aprovado por médicos, o ventilador agora passa por um refinamento do software, simulações e outros testes, enquanto aguarda homologação.