FecharX

Hospital das Clínicas lança ação solidária em prol de catadores de recicláveis

Iniciativa garantirá diretamente a renda mínima de 43 famílias



Créditos da imagem: Virgínia Yunes
Main coopersoli barreiro
Coopersoli Barreiro
Redação
13/06/20 às 18:00
Atualizado em 13/06/20 às 18:00

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as coletas seletivas na capital seguem suspensas desde março, quando a Prefeitura de Belo Horizonte determinou a sua interrupção, visando à proteção da saúde pública e ao cuidado com aqueles que precisam trabalhar no recolhimento de resíduos. Com isso, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh também precisou interromper o projeto Coleta Seletiva Solidária, por meio do qual disponibilizava, antes da crise de Covid-19, cerca de sete toneladas de resíduos recicláveis mensais para cooperativas selecionadas por meio de edital público.

Sem coleta seletiva, catadores dessas instituições ficaram sem trabalho e sem renda. Para garantir a sobrevivência dessas pessoas durante a paralisação imposta pela pandemia, o HC-UFMG lançou, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a campanha “Saúde e Meio Ambiente: juntos pela vida!” em apoio à Cooopersoli, cooperativa criada em 2003 e que atua na região do Barreiro. A iniciativa garantirá diretamente a renda mínima de 43 famílias (215 pessoas) de catadores de materiais recicláveis em extrema vulnerabilidade econômica e social. Além disso, irá reforçar a importância do descarte correto do lixo e da reciclagem.

Para ajudar, basta acessar o site da Benfeitoria e escolher a doação, que também pode ser feita por depósito em conta: Caixa Econômica Federal, Coopersoli Barreiro, Agência 0935, Conta 5647-0, OP 003, CNPJ 06226584/0001-02.