FecharX

Inhotim lança programação cultural de 2014

<p class="western"><span style="font-family: 'Trebuchet MS', sans-serif;"><span style="font-size: small;">Meta do Instituto é alcançar a marca de meio milhão de visitantes neste ano</span></span></p>



Créditos da imagem:
Main 2704 inhotim programacao cultural
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Neste sábado (26), os artistas do Coletivo Na Esquina deram início à programação cultural do Inhotim para o ano de 2014. Nos Jardins, a companhia composta por uma artista francesa e seis brasileiros formados no Spasso Escola Popular de Circo, de Belo Horizonte, faziam piruetas, acrobacias, malabares e jogos de cena entre si e com a plateia. O público, sentado no gramado, assistiu à performance com curiosidade e espanto. Quando um dos artistas simulou a queda de um dos mastros chineses, grande parte da plateia reagiu com susto e aplausos.

O Circo Na Esquina, que se apresenta novamente neste domingo (27) às 15h, foi apenas a primeira atração de um ano que promete ser o mais importante para o Instituto. ?Nós temos uma meta de chegar a quase 500 mil pessoas, porque esse ano temos alguns eventos e coincidências de feriado que ampliam muito essa possibilidade. Por exemplo, o feriado que emendou a semana santa com o 21 de abril, foi um feriado que nos trouxe 21 mil visitantes. Esperamos o mesmo nesse feriado do dia 1º de maio, que vai cair no meio da semana. Além disso, tem a Copa do Mundo que irá contribuir com o aumento de visitantes?, conta Antonio Grassi, diretor Executivo do Inhotim.

A meta de quase meio milhão de pessoas é plausível, já que a visitação nos três primeiros meses de 2014 foi 20% maior que no mesmo período do ano passado. Segundo Grassi, no ano passado, foram 360 mil pessoas conhecendo um dos lugares mais belos da região, palco de cultura, lazer e meio ambiente. Não é à toa que Inhotim foi apontado com um dos melhores destinos pelo jornal americano The New York Times. Cerca de 20% do público que visita o Instituto é formado por estrangeiros. Como é o caso do casal Nicolas e Juliana, 42 e 25, ele, argentino e ela, brasileira. No sábado, eles aproveitaram o tempo bom para passear pelo Instituto e assistir à apresentação do Circo Na Esquina.

Argentinos, ingleses, chilenos, americanos e muito mais estrangeiros são esperados em 2014. Especialmente, com a Copa do Mundo Fifa. Segundo a gerente de Eventos, Relacionamento e Turismo do Inhotim, Larissa Batista, foi criado um plano de ação para o evento. ?Haverá a transmissão de todos os jogos da Copa no teatro para que o visitante possa acompanhar o evento se quiser. Mas são apenas aqueles realizados em horário de funcionamente, portanto, os jogos de 16h não serão transmitidos?, completa a gerente. Além disso, haverá um aumento no número de monitores de galeria e mediadores de arte e botânica, especialmente os bilíngues e trilíngues.

A programação cultural do Inhotim vai até o mês de outubro, sempre aos finais de semana. Entre algumas atrações já confirmadas nesta edição, estão Yamandu Costa, o percussionista Naná Vasconcelos e o cantor Lenine, convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Para saber mais sobre a programação, acesse o site www.inhotim.org.br.