FecharX

Medical Hosp se une ao Senai e à Fiat para conserto de ventiladores pulmonares

Quase 400 aparelhos já foram recolhidos e, em breve, serão novamente disponibilizados para uso



Créditos da imagem: New Africa/ Shutterstock
Main new africa shutterstock
Redação Sou BH
26/04/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Um dos principais desafios envolvendo a pandemia do novo coronavírus, além da questão do isolamento social, é a disponibilidade de respiradores mecânicos em hospitais. Para ajudar nessa questão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou um mapeamento e identificou quase 400 aparelhos parados. Depois disso, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou o recolhimento em 290 hospitais para que os aparelhos possam ser consertados e colocados à disposição dos pacientes durante a crise.

Os ventiladores pulmonares estão sendo consertados pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Acellor Mital, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e, agora, a Medical Hosp chega para unir forças nesse mutirão solidário. "Disponibilizamos nossa equipe dentro do Senai e também na Fiat, com o objetivo de auxiliar na restauração desses aparelhos. Temos expertise técnica na área de ventilação mecânica e podemos contribuir para acelerar a velocidade dos consertos e ajudar a salvar mais vidas", diz José Hilton, sócio e diretor da Medical Hosp.

Ainda segundo Hilton, a demanda pela venda e conserto de respiradores aumentou muito de algumas semanas para cá. "A importância dos respiradores neste momento é fundamental. Em muitos casos, como o de pessoas idosas que já têm algum tipo de dificuldade para respirar, o aparelho vai ser essencial para aumentar as chances de sobrevivência do paciente", lembra.