FecharX

7 tendências do mundo pós Covid-19

Não apenas no mercado, as mudanças trazidas pela pandemia foram sentidas e impactam diretamente a forma de viver das pessoas



Créditos da imagem: shutterstock.com
Main shutterstock 1777853693  1
Redação
27/01/21 às 13:37
Atualizado em 27/01/21 às 13:37

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Não resta dúvidas que 2020 foi um ano que marcará a história mundial! Nunca antes empresas de todos as nações foram obrigadas a parar ou reduzir drasticamente o funcionamento. Centenas e centenas de processos interrompidos e milhares de operações que tiveram que se adaptar às novas regras de funcionamento. Não só apenas no contexto mercadológico, mas no âmbito privado as mudanças foram sentidas e impactaram diretamente a forma de viver das pessoas. É inevitável que o mundo pós covid-19 será outro e precisamos estar atentos a essas novas formas de funcionamento da sociedade.

 

Mudança de valores

Um dos valores que foi fortalecido com todas as dificuldades geradas pelo Covid é: menos é mais! A ideia de que não precisamos de tantas coisas e a valorização do simples se tornou um dos pilares do pensamento humano.

O fato de as pessoas terem que frear a rotina de trabalho gerou a convicção de que podemos viver com menos e que a vida é mais do que correr atrás de dinheiro. Esse conceito também está presente na valorização da natureza, da vida e das relações humanas. Por isso, toda empresa que aspire crescer no mundo pós covid, precisa saber que a sociedade não é mais como antes e que os valores mudaram profundamente.

Portanto, o motivo pelo qual as pessoas irão comprar seu produto precisa sim estar ligado aos novos conceitos.

 

Ensino à distância

As aulas presenciais já estão há mais de 10 meses paralisadas e ao que tudo indica não irão voltar tão cedo. Além de todas as medidas de proteção contra o vírus, os pais estarão mais cautelosos quanto a aglomeração dos filhos no ambiente escolar. Mesmo com proteções e possível uso da vacina, a sociedade está mais receosa e consciente quanto aos riscos de grandes grupos reunidos.

Além disso, muitas pessoas que participaram da experiência do ensino à distância perceberam vantagens das quais não conseguirão abrir mão. Por isso, o ensino à distância é sim uma forte tendência do mundo pós covid-19.

 

Crescimento do mercado on-line

A Amazon, Magazine Luiza e outras empresas focadas no mercado on-line apresentaram números exorbitantes de vendas durante e pós período de quarentena.

O mundo já sabia que a venda on-line era uma tendência, mas ela se intensificou e ampliou para mercados até então pouco difundidos, como compras de alimentos do supermercado, verduras e até produtos de higiene pessoal.

As empresas que ainda não souberam se adaptar ou possuem um sistema com baixa usabilidade ficarão para trás nessa concorrida corrida que é a internet.

 

Automatização e robotização dos processos

A necessidade de redução do contato humano provocou o investimento em automatização e robotização dos processos. Serviços como outsourcing de impressão (https://copygreen.com.br/o-que-e-outsourcing-de-impressao/) que automatizam o setor de cópias, automação industrial e uso de sistemas de monitoramento, além de facilitar e gerar agilidade aos processos, também aumentam a produtividade e reduzem o contato humano.

Várias empresas aproveitaram o momento delicado do mundo para investir ainda mais na automatização das empresas com uso de Big Data, inteligência artificial e robótica!

 

Terceirização de serviços

Esse era um tipo de trabalho que já vinha crescendo antes da pandemia. As empresas estão passando por um processo de se tornarem cada vez mais especializadas no ramo em que atuam e os serviços secundários passam a ser terceirizados por empresas experts no assunto.

Um bom exemplo é o marketing (https://voarcomunicacao.com.br/)! É cada vez mais comum a terceirização do setor de marketing, TI, impressão (https://copygreen.com.br/), contabilidade. Por que investir em todos os tipos de profissionais, quando na verdade você pode oferece um único tipo de produto ou serviço?

Ao invés de agregar todos os setores na sua empresa, é muito melhor deixar as áreas menos cruciais nas mãos de especialistas e focar no setor mais lucrativo do negócio.

Além disso, com a questão da pandemia, ficou ainda mais vantajoso não ter todas as equipes aglomeradas.

 

Trabalho à distância

Um dos benefícios que foram percebidos durante a pandemia é o valor do trabalho remoto. Obviamente esse serviço não se aplica a todos os setores, mas em muitas atividades, como contabilidade, administração, financeiro, TI foi percebido uma melhora na produtividade e na qualidade de vida dos profissionais que trabalham no modelo home office.

Além disso, para a empresa também houve redução de custos ligados a locação de espaço, transporte e custos internos da empresa com luz, água e outros materiais de manutenção.

Sem sombras de dúvidas, essa é uma experiência que veio para ficar para muitos negócios.

 

Intensificação nos cuidados de higiene

Além da mudança de valores, houve também uma mudança de comportamentos. As pessoas se tornaram mais cautelosas quanto a higiene, fazendo mais uso de álcool em gel, higienização das mãos e atenção redobrada às formas de contágio seja por contato físico ou do ambiente.

Essa é uma novidade positiva que também não será esquecida pelas pessoas uma vez que a venda de produtos relacionados a proteção e higiene cresceram durante e pós quarentena.

Ao que tudo indica, a população estará mais precavida, reduzindo também o contágio não só do coronavírus, mas de outras doenças relacionadas.