FecharX

Museu da Imagem e do Som e Museu da Moda recebem visitações virtuais

As exposições on-line são uma alternativa para o acesso do público às instalações e acervos dos museus



Créditos da imagem: Ricardo Laf/ Divulgação
Main exposi%c3%a7%c3%a3o inventando a moda alceu penna foto ricardo laf
Redação Sou BH
16/12/20 às 12:22
Atualizado em 16/12/20 às 12:22

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura inauguraram, no último dia 10, visitas virtuais a duas importantes exposições apresentadas em museus públicos municipais: “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil”, em cartaz no Museu da Moda (MUMO), e “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”, mostra apresentada no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS-BH). As visitas virtuais são gratuitas e podem ser acessadas pelo portal da Prefeitura.

Seguindo a tendência de grandes museus ao redor do mundo, o ambiente virtual permite o acesso aos conteúdos sem precisar sair de casa –  especialmente as pessoas de grupos de risco, que precisam manter rigoroso distanciamento social como prevenção ao contágio pelo coronavírus. A novidade colabora, ainda, para ampliar o público das exposições, permitindo alcançar também pessoas de outras cidades, estados e países, democratizando o acesso aos acervos.

De forma interativa, as duas exposições poderão ser vistas no formato de 360°, através de um sistema de captura de imagens que faz com que o espectador, se sinta dentro do museu. O público poderá conferir todos os vídeos presentes na mostra e ver os acervos com legendas que contextualizam cada imagem e peça apresentadas. As visitas virtuais podem ser acessadas de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet – como computadores, celulares e tablets –, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Ambas as exposições também podem ser visitadas presencialmente nos respectivos museus, com acesso gratuito e seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Para a visita presencial, é necessário agendamento prévio, pelo portal da Prefeitura, onde também é possível acessar mais informações sobre os horários de funcionamento dos espaços.

 

Alceu Pena – Inventando a Moda do Brasil

A mostra, em cartaz no MUMO, conta a história de Alceu Penna a partir de recortes da sua carreira. Nascido em Curvelo, no interior do estado, o artista é figura emblemática do cenário das artes no Brasil e transitou pelas áreas do design gráfico, jornalismo, ilustração, figurino, estilismo, publicidade e cenografia, sendo considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil. Ganhou fama pela criação da seção As Garotas, publicada semanalmente na revista O Cruzeiro, entre 1938 e 1964, revolucionando a moda e o comportamento no país durante aquele  período.

 

Exposição TV Itacolomi – A Pioneira de Minas

A mostra “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” reúne fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais que mostram o contexto histórico, artístico e de comunicação do primeiro canal de televisão de Minas Gerais. A história da TV Itacolomi está marcada pelo pioneirismo em diversas frentes. Em termos tecnológicos, foi considerada à época uma das emissoras mais modernas da América Latina. Sua cobertura jornalística inovou na maneira de tratar diversos assuntos, da política à cultura, do esporte ao entretenimento, e por criar formatos inovadores, a exemplo da revista eletrônica, realizada por meio do programa “A Noite na Guanabara”. Foi também responsável pelas primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol e por introduzir programação no horário da manhã – as demais transmissões no Brasil começavam somente à tarde.