FecharX

Museus de BH entram no clima de carnaval

Casa Fiat de Cultura, MM Gerdau e Museu dos Brinquedos vão oferecer oficinas de acessórios, exposições e até bailes



Créditos da imagem: Francyne Perácio
Main ateli%c3%aa aberto de carnaval   francyne per%c3%a1cio
Redação Sou BH
11/02/19 às 15:43
Atualizado em 26/02/19 às 00:34

Faltando menos de um menos para o carnaval, os museus da capital entraram no clima e criaram uma programação animada com preparativos para a maior festa do país. Neste mês, os espaços vão contar com oficinas de confecção de acessórios, exposições, bailes e até mesmo um desfile para toda a família. Confira:

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura convida o público a participar do Ateliê Aberto de Carnaval: A Cidade é Nossa, até o dia 24 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos. Durante estes dias, o espaço oferece oficinas de confecção de máscaras e adereços inspirados na arquitetura mineira. 

As edificações de referência são o Pirulito da Praça Sete, edifício Rainha da Sucata, Viaduto Santa Tereza, Igrejinha da Pampulha e Palácio da Liberdade. Para desenvolver as peças, os instrutores vão utilizar a técnica quilling ou filigrana de papel (rolinhos feitos a partir de papel filetado). 

Estão sendo oferecidas 15 vagas por horário e não há inscrição prévia. As oficinas infantis para crianças com idade até 11 anos, acompanhadas pelos responsáveis, acontecem sempre de 10h30 às 21h. Os pequenos com até 5 anos devem ser auxiliados por um adulto responsável durante as atividades. Já os encontros para jovens e adultos vão de 14h às 17h30.

Todos os participantes devem usar roupas confortáveis e apropriadas ao manuseio de colas, tintas e outros materiais. A participação é gratuita. 

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

O museu vai oferecer uma série de oficinas e exposições gratuitas inspiradas no carnaval. Durante as atividades o visitante é convidado a explorar o acervo do local e as propriedades dos minerais por meio de paródias e marchinhas que despertem o conhecimento científico, criatividade, imaginação e o lúdico. 

Oficina Super Fantasias

A oficina propõe aos visitantes que soltem a imaginação e se inspirem nas fantásticas propriedades dos minerais para criar seus próprios super-heróis. Os encontros acontecem até o dia 28/02, de terça a sexta, das 13h às 17h30, e quinta, das 16h às 21h.

Oficina Parodiando 

Nesta atividade, os visitantes podem criar paródias das marchinhas carnavalescas e outras músicas que fazem sucesso nos blocos e desfiles de carnaval, tendo como tema central o mundo mineral. Um pequeno estúdio ficará à disposição para que eles gravem suas composições e postem nas redes sociais. As oficinas acontecem de 12 a 28 de fevereiro, de terça a sexta, das 13h às 17h30, e quinta, das 16h às 21h.

Museu dos Brinquedos

A agenda do museu inclui oficinas de confecção de materiais de carnaval, bailinhos e um cortejo inédito do Bloco Mamãe se Cuida, criado em parceria com o Movimento Mamamiga Pela Vida, da Associação de Prevenção ao Câncer de Mulher (Asprecam) e do Bloco do Bloco Mamamiga Folia.

As atividades serão conduzidas pelos educadores do museu. A próxima acontece no dia 16 de fevereiro. Serão oferecidas oficinas de confecção de adereços como máscaras, perucas, fantasias, enfeites de cabelo e muito mais. Para completar, as voluntárias do Movimento Mamamiga repassarão para o público informações sobre o autocuidado e importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. 

16 de fevereiro

10h às 15h: Oficinas de adereços de carnaval
14h às 17h: Ação das voluntárias do Movimento Mamamiga
15h às 16h30: Oficina especial de mini estandarte
16h30: Bailinho de Carnaval 

Os ingressos para participar das atividades no Museu custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia).

Já no dia 23 de fevereiro, acontece o desfile dos blocos Mamãe se Cuida e Mamamiga Folia. A concentração, 
com resgate de brincadeiras e oficinas, acontece de 10h ao 12h, na avenida Pasteur, esquina com Avenida Carandaí. Ao 12h, o cortejo segue descendo pela avenida e entra na Rua Paraíba e termina na Avenida Afonso Pena, atrás do antigo Central Shopping. A festa é para toda a família e a participação é gratuita.


Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.