FecharX

Os Saltimbancos faz o som das peças infantis

Musicais infantis voltam aos palcos de BH com força total



Créditos da imagem:
Main os saltimbancos   foto de fernando bustamante 1 20140924150254
Musical é sucesso entre gerações
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:56
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

Os musicais infantis estão voltando aos palcos do Brasil e de BH. Baseado na história dos irmãos Grimm, A princesa do gelo chega ao Cine Theatro Vallourec (Rua dos Carijós, 258 - Centro) no dia 28 de setembro, domingo, às 16h30 e 19h. E no dia 12 de outubro, às 16h, o Teatro Bradesco (Rua Bahia, 2244 - Lourdes) recebe o espetáculo Os Saltimbancos, de Chico Buarque.

Da obra de Luiz Enriquez Bacalov e Sergio Bardotti com tradução do italiano para o português de Chico Buarque de Hollanda, lançado em 1977, Os Saltimbancos ainda é sucesso entre crianças e adultos que cresceram ouvindo suas canções. Quem nunca cantou o refrão “au, au, au, ionion. Miau, miau, miau, cocorocó”?

O musical é uma adaptação de Sergio Bardotti para o conto dos irmãos Grimm, “Os Músicos de Bremen”. Na história cada animal é uma classe da sociedade: o burro representa os trabalhadores do campo; a galinha, a classe operária; o cachorro, os militares e a gata os artistas. O barão é o inimigo, no caso, a elite e os produtores. Durante a ditadura militar, Chico Buarque se auto exilou na Itália, quando conheceu a obra infantil, por conta do nascimento de sua filha, Silvia Buarque, em 1969, e resolveu fazer a versão para português.

Os Saltimbancos ainda é uma obra atual. Segundo Fernando Bustamante, produtor da montagem mais recente do espetáculo, há vários fatores que fazem do musical um grande sucesso. “Acredito que um conjunto de fatores contribui para o sucesso de público. Em primeiro lugar, a música de Chico Buarque que consegue cativar crianças e adultos. A história inserida no contexto de quatro animais também é um elemento atrativo para os pequenos. Nossa montagem ganha o público na simplicidade e no carisma dos personagens, além das coreografias de sapateado e a música cantada ao vivo”, explica.