FecharX

Outono começa neste sábado com previsão de dias mais quentes

Veja como fica o tempo em Belo Horizonte nos próximos dias



Créditos da imagem: Leandro Couri/EM/D.A Press
Main outono leandro couri em d.a press
No outono, as folhas das árvores caem na transição entre o verão e o inverno
Redação Sou BH
20/03/21 às 11:06
Atualizado em 20/03/21 às 11:06

"Outono é sempre igual, as folhas caem no quintal", já cantavam Sandy e Júnior na música 'As Quatro Estações'. E eles estavam certos sobre a estação que começou oficialmente, neste sábado (20), às 6h38. Marcado na nossa memória pelas ruas ficarem cobertas com as folhas secas das árvores, o outono é considerado pela meteorologia como uma etapa de transição entre o verão, época com temperaturas mais altas e muita chuva, e o inverno, tradicionalmente frio e seco. A estação se estende até o dia 21 de junho de 2021, às 00h32.

Em Belo Horizonte, o primeiro fim de semana do outono será com temperaturas variando entre 17ºC e 29°C, com variação de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade muito pequena de chuva fraca e isolada. "O início do outono coincide com o final da estação chuvosa em Belo Horizonte. Ainda tem pancada de chuvas isoladas nos períodos da tarde e da noite até o fim de março. A partir da segunda quinzena de abril, começa a transição de fato para a estação seca, com a redução drástica das chuvas. Em maio, a nebulosidade diminui e o céu fica mais aberto durante a noite, com variações maiores de temperatura", explica Anete Fernandes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Belo Horizonte choveu bastante em fevereiro. A precipitação média histórica para o mês era de 181,4 milímetros. Na Estação Convencional do Inmet choveu 431,9 milímetros, isso representa 139% do volume esperado. O mês de março deve fechar com chuvas entre 20% a 30% acima da média histórica.