FecharX

Parklet pode voltar à cena da capital

Prefeitura lança sistema para emissão online da licença do mobiliário urbano



Créditos da imagem: Beto Novaes/EM/D.A Press
Main beto novaes em d.a press.
O conceito de parklet surgiu em Nova Iorque, nos anos 1970, ideia do então diretor de parques da cidade, Thomas Hoving
Redação Sou BH
20/02/21 às 12:14
Atualizado em 20/02/21 às 12:14

Febre na capital em meados de 2015 a 2016, os parklets, nomeados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) como "varandas urbanas", devem voltar a aparecer na paisagem da cidade. Isso porque a PBH anunciou que agora o serviço para emissão de licença do mobiliário urbano pode ser solicitado por meio digital.

Para isso, o interessado deve acessar o portal de serviçosda Prefeitura e localizar “Licença de Varanda Urbana (Parklet)”.

O processo de instalação de parklet contempla várias etapas, que vão desde a análise da localização para posterior obtenção da licença, até a comunicação de término de obra, podendo ainda ser necessário solicitar a renovação da licença ou comunicar a remoção do parklet. Após concluir a solicitação de cada etapa, o cidadão receberá no e-mail cadastrado o número do protocolo para acompanhamento da solicitação.

Parklet

O parklet é um miniparque, isto é, espaço compacto de convivência implantado em locais anteriormente utilizados como estacionamento ou em terrenos baldios e em sobras de terrenos.

O conceito surgiu em Nova Iorque, nos anos 1970, ideia do então diretor de parques da cidade, Thomas Hoving. Ele buscava implementar áreas que expandissem as calçadas, abrindo-as para a convivência dos transeuntes.

O objetivo do equipamento é ampliar a oferta de espaços públicos de fruição, providos de estruturas que visem ao incremento do conforto e da conveniência dos cidadãos, tais como bancos, floreiras, guarda-sóis e outros elementos destinados à recreação, ao descanso, ao convívio, à permanência de pessoas e a manifestações culturais.