FecharX

Planejamento: saiba como encontrar o equilíbrio para ter uma vida plena em 2021

Especialista traz dicas que são essenciais para um ano novo mais satisfatório



Créditos da imagem: Esra Pekdemir/ shutterstock
Main shutterstock 1830457868
Redação Sou BH
29/12/20 às 19:54
Atualizado em 29/12/20 às 19:54

Após um ano repleto de imprevistos e mudanças, 2020 finalmente está indo embora, e, consequentemente, vem a esperança de que os próximos meses serão melhores. E o desafio para muitas pessoas é ter uma rotina mais leve, mas, afinal, como ser bem-sucedido em todos os setores da vida? Pensando nisso, Rebeca Toyama, especialista em carreira e finanças, comenta sobre qualidade e planejamento de vida, e traz dicas sobre como alcançar o bem-estar pleno. 


O planejamento de vida precisa estar diretamente relacionado à qualidade, que por sua vez se relaciona também com o bem-estar. Isso significa conquistar o que é importante para cada indivíduo dentro de um planejamento bem feito. O cuidado com a carreira está quando se encontra um sentido para a existência, alinhando sempre o trabalho ao propósito, e assim mantendo um equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Já o cuidado com as finanças é ter conscientização e buscar um orçamento doméstico no presente que não comprometa o futuro, tendo como principais desafios os distúrbios financeiros que estão atrelados ao desequilíbrio emocional vivenciado, muitas vezes, na infância. 


Para ajudá-los a começar um 2021 com o pé direito, e conseguir manter um equilíbrio entre esses setores de nossas vidas, a especialista preparou 5 dicas para alcançar o bem-estar, cuidando da carreira e finanças. Confira:

 

1- Ter em mente que bem-estar não é obra do acaso, mas sim algo a ser planejado e construído a longo prazo; 

2- Fazer escolhas financeiras no presente que nos leve a um futuro desejado, pautadas nos aprendizados extraídos do passado; 

3- Ter clareza das expectativas para a vida pessoal e profissional, definindo de forma madura os objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para cada uma das áreas. Assim como ter um mecanismo de acompanhamento de cada uma das metas, sejam anotações, lembretes ou algo mais sofisticado como um arquivo digital; 

4- Reconhecer todas as conquistas pessoais e profissionais de 2020, expressar gratidão por todas e enxergar sua capacidade de superação, para, então, sentir-se merecedor do que 2021 tem a te oferecer; 

5- Criar uma rotina para extrair emoções positivas ao longo do ano novo, lembrando-se que a principal fonte são os relacionamentos saudáveis, incluindo o de você consigo mesmo. Sem rotina, em 2021 você pode ser atropelado por inúmeras demandas externas, deixando de lado o que realmente é essencial para seu bem-estar. 

 

Sobre Rebeca Toyama 

Rebeca Toyama é fundadora da ACI empresa com foco em desenvolvimento de competências a autoconhecimento. Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do Instituto Filantropia, e da Academia GFAI.