FecharX

Presentes para todos os dias das crianças

As lições e atitudes que os pais podem dar aos filhos durante todo o ano



Créditos da imagem: Glauciane Mata
Main 133540 para criancas licoes de vida
Ler um livro que explica a diversidade pode ajudar na formação de seu filho
Redação Sou BH
06/11/14 às 14:35
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Glauciane Mata, do Blog Roteiro Baby BH

O mês das crianças se foi... Mas, como dizem, “dia da criança é todo dia” e sempre é tempo de presenteá-las. E antes que pensem que estou querendo estimular o consumo, o que gostaria de propor a vocês é dar a seus filhos muito mais do que o dinheiro pode comprar: valores que os seguirão por toda vida. E a forma de fazer isso é muito simples.

Leve-os para passear de transporte coletivo

Já pararam para pensar quantas lições podemos tirar de uma simples “voltinha de ônibus”? Gentileza e solidariedade que nos movem a ceder o lugar a quem está em desigualdade de condições ou oferecer para carregar pacotes; sustentabilidade que une várias pessoas dentro do mesmo veículo, permitindo um trânsito mais fluido e ágil, e um meio-ambiente mais harmonioso; cuidado que nos estimula a não estragar aquilo que é de todos – e não “de ninguém”, como muitos pensam acerca do que é público; gratidão que nos mostra que poder ser transportado até onde queremos ir é uma grande dádiva, ainda que não seja em confortáveis automóveis. E se os ônibus já fazem parte do dia a dia de vocês – como do nosso – opte por formas alternativas como metrô e trem. Tenho certeza que a experiência com esse olhar será inesquecível não apenas para os pequenos!

Dê a eles a chance de assistir a peças de teatro que não sejam “super produções”

Claro que quando nos inteiramos de que determinados espetáculos serão apresentados em nossa cidade ficamos loucos para levar nossos filhos. Mas na simplicidade também encontramos muito encanto, fascínio e magia. A criança nota a diferença e aprende que o mais importante de um show são as atuações, o lado humano da arte, o trabalho das pessoas.

Minas Gerais é um celeiro de grandes atores e a maioria deles começou em pequenas produções. Imaginem vocês daqui alguns anos comentando sobre determinado astro que vocês viram começando na carreira: é mostrar na prática como o empenho, a dedicação e o amor ao que se faz podem gerar lindos frutos!  

Acompanhe-os na doação dos brinquedos que não usam mais a crianças carentes

Hoje em dia usa-se muito trocar brinquedos, o que é muito válido para trabalhar o desapego. Mas que tal dar a seus filhos a oportunidade de sentir a alegria de dar a alguém um pouco do tanto que vocês dão a eles? Não tem preço ver os olhinhos de uma criança ao ser presenteada! Não guarde essa sensação apenas para vocês ou para quando seus filhos crescerem. Compartilhe-a desde já!  

Visitem – e revisitem – um asilo

Carinho nunca é demais e poder dá-lo a quem não o recebe com a frequência que deveria é sensacional! As “velhinhas” e os “velhinhos” que vivem em casas de repouso estão ávidos por nossa atenção, nosso tempo e nossa vivacidade. Por isso, o retorno é imediato: transformam-se naquela amorosa avó e naquele divertido avô num piscar de olhos! Sem falar no plus de ensinarem aos nossos filhos o respeito e a admiração aos mais velhos. O único “perigo” deste presente é querer recebe-lo novamente de tempos em tempos, nada que uma nova visita não resolva.

Torne-os seus companheirinhos na hora da doação de sangue

Este presente pode parecer um tanto quanto inusitado, mas na verdade é uma grande chance de mostrar, na prática, a nossos filhos como podemos ser verdadeiros super-heróis, capazes de salvar vidas de verdade. Embora elas não possam ficar ao nosso lado durante todo o processo (há um local apropriado e pessoas para cuidarem delas enquanto doamos), estar naquele lugar conosco, saber para que estamos lá e que suas presenças foram muito importantes já desperta a solidariedade. As crianças vão se sentir muito orgulhosas de vocês!

E poder fazer parte dessa missão tão importante será inesquecível a ponto de elas começarem a contar os dias para também se tornarem doadoras, dando início a uma infinita corrente do bem.

Presenteie-os com um livro cujo personagem/ personagens sejam diferentes

Erroneamente, tem se propagado um discurso falso de igualdade. De fato, não somos todos iguais; somos sim, dotados de uma grande diversidade humana. E precisamos tornar isso mais real a nossos pequenos. Por meio dos livros isso se torna possível! Obras que apresentem crianças com deficiências ou de diferentes culturas ou crenças, por exemplo, trazem para o mundinho dos nossos filhos esse cenário em que somos todos merecedores de respeito em cada desigualdade.

A criança tem uma forma pura de enxergar beleza e diversão em tudo: isso pode nos fazer rever posturas desde que nos tornamos mães (e pais também!) e seria ótimo que aproveitássemos sempre cada oportunidade para ensinar e aprender algo. Presenteiem-se vocês também!