FecharX

Projeto combate a gordofobia e empodera todos os tipos de corpos no carnaval de BH

O Rolê de Peso vai invadir a folia belo-horizontina com uma mensagem importante para acabar com a ideia de padrão estético



Créditos da imagem: Izabella Carvalho
Main izabella carvalho roledepeso 1
Júlia Alves
19/02/19 às 18:37
Atualizado em 26/02/19 às 00:39

Um projeto de BH quer mostrar que todos os corpos estão prontos para curtir o carnaval. Pautado pelo empoderamento e pela contínua luta contra a gordofobia, o Rolê de Peso, como foi chamado, será um encontro para a exaltação de pessoas de diferentes pesos, gêneros, etnias e orientações sexuais. O evento terá sua primeira edição neste sábado (23), das 16h às 22h, no Bar Santa, no Horto.

“O Rolê de Peso foi pensado para mostrar que todo corpo é lindo. No fim de 2018, sofri diversas situações de gordofobia e senti necessidade de colocar o assunto em pauta. Acabei encontrando no carnaval uma forma política de me posicionar. Empoderando meu corpo e o colocando na rua”, conta Marcelo Gomes, idealizador do projeto.

Para ele, o encontro é sobre compartilhar vivências e mostrar a importância de aceitar o outro e espalhar empatia “Depois dos episódios de gordofobia, comecei a falar mais sobre o assunto com pessoas próximas. Compartilhamos histórias, conversamos e chegamos ao Rolê de Peso, que não contou com investimentos externos, somente voluntários”.

O coletivo que deu início ao projeto conta com diferentes tipos de representatividades, principalmente pelo fato de que muitas pessoas não se sentem confortáveis no próprio corpo e continuam se comparando aos padrões estéticos pregados pela sociedade. Por isso mesmo, Marcelo afirma que a recepção do projeto foi positiva. “A nossa proposta é falar abertamente sobre o assunto. E quando isso acontece, com mais diálogo e mais empatia, as pessoas ficam mais abertas a entender o outro e a não propagar esse preconceito. E isso gerou uma recepção bem legal”, comenta.

Hoje, composto por 11 participantes, além de Marcelo, o projeto conta com a presença de: Anni Freitas, Antônio Roque, Fábio Resende, Izabella Carvalho, João Andrade, Matheus Fernandes, Manoel Carvalho, Milena Thomazella, Pilar Pitaluga, Pepsii e Thiago Bernardo.

E propagar essa ideia é o objetivo do grupo. Para isso, o Rolê de Peso promete marcar presença não só no carnaval. Outras edições já estão sendo planejadas para os próximos meses. “Essa vai ser a primeira edição. A partir daí, vamos sentir o clima e, com o sucesso do primeiro evento, vamos seguir com o projeto. Já estamos analisando propostas para depois do carnaval. A ideia é continuar a militância”, finaliza Marcelo.

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.