FecharX

Saiba quais os segredos para ter uma vida financeira saudável

Algumas práticas podem te ajudar a organizar melhor seu dinheiro, seja para quitar uma dívida, comprar um carro ou sobrar uma grana no fim do mês



Créditos da imagem: Witthaya lOvE / Shutterstock.com
Main destaq
Redação Sou BH
16/10/19 às 14:00
Atualizado em 16/10/19 às 14:00

Especial publicitário - Este material é patrocinado* 

Planejamento. Essa é a palavra chave para ter uma vida financeira saudável. Independentemente do valor do salário, é importante ter controle, saber quais são os gastos e se organizar para não passar aperto.

A melhor forma para começar um controle financeiro é fazendo uma tabela ou colocando todos os gastos no papel. Segundo o administrador e consultor de gestão Felipe Valadares, é preciso listar todas as contas essenciais para sobreviver, e ter em mente um orçamento. Dessa forma, é possível visualizar quanto se tem para gastar, onde pode economizar e se tem algum dinheiro sobrando no fim do mês.

Esse planejamento te ajuda tanto a não se endividar, quanto a se organizar para fazer com que sobre aquela graninha. Assim, você pode comprar algo que queria, fazer um passeio com a família ou até mesmo investir o dinheiro em opções de renda fixa, ou para os mais ousados, em investimentos de renda variável.

Felipe Valadares ainda conta que uma boa opção é comprar tudo à vista. Segundo ele, é melhor capitalizar o dinheiro para adquirir algo, do que correr o risco de se endividar. Mas, se você não tem a grana para fazer esse tipo de compra, a Embracon te ajuda na aquisição de consórcios e de cartas de crédito, que aumentam seu poder de compra e podem te ajudar a conseguir um desconto na hora de comprar aquilo que você tanto sonha.

Com o fim de ano chegando, férias, presentes de Natal e os gastos da época, é comum as pessoas se perderem nas contas, mas o profissional alerta: é preciso pensar a longo prazo sempre que o assunto for dinheiro. Por isso, não tome decisões precipitadas e planeje-se desde agora. Faça os cálculos para ver se vai conseguir comprar aquele pacote de férias, pagar o IPTU e o IPVA sem que vire uma bola de neve e você fique apertado futuramente.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante