FecharX

Em uma edição especial, o Sou BH Talks reforçou a importância do Outubro Rosa

Para a conversa educativa, Pati Lisboa recebeu Bebel Soares, Mônica Bessa e Tereza Paes



Créditos da imagem: Yuganov Konstantin/ Divulgação
Main shutterstock 1517742830
Redação Sou BH
20/10/20 às 12:13
Atualizado em 27/10/20 às 15:04

Outubro Rosa é uma campanha anual, realizada mundialmente em outubro, com o objetivo de alertar a mulher e a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também a divulgação de dados preventivos e ressalta a importância do cuidado constante com a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento oncológico de qualidade. Para elucidar, ainda mais, uma iniciativa tão importante quanto essa, o Sou BH Talks abordou o projeto e todas as suas abrangências, em uma conversa bastante especial.

Para esse bate-papo, a apresentadora Pati Lisboa contou com a presença de Bebel Soares, escritora e fundadora da rede materna Padecendo no Paraíso; Mônica Bessa, presidente da ASPRECAM; e Tereza Paes, psicóloga e diretora-presidente do Hospital da Baleia.

Para começar, as convidadas foram questionadas acerca de suas visões sobre a evolução do Outubro Rosa, iniciado em 2002. Mônica Bessa diz que o projeto foi essencial para a divulgação de informações e diminuição dos casos. Bebel Soares frisa a importância de a iniciativa também dar mais atenção à disseminação de dados preventivos sobre o câncer de colo do útero, como, por exemplo, a vacina para adolescentes. Já Tereza Paes traz uma visão histórica, e lança ao Outubro Rosa uma ótica acolhedora e mais humana.

 

Uma campanha transformadora

Bebel continua o papo falando sobre a sua experiência e em como venceu o câncer de mama. “Eu fui diagnosticada com um carcinoma invasivo. Eu já sabia que era, quando fiz os exames rastreadores, porque a gente tem esse sexto sentido. No dia anterior ao resultado do exame, eu me sentei no meu sofá e chorei muito. Fiquei bastante assustada. E eu tinha uma amiga que tinha passado pelo mesmo processo que eu, então ela foi a minha referência. É bom termos como referência casos assim de sucesso. Os médicos já me diziam que eu ficaria curada. [...] Sempre tive muito medo, mas continuei o tratamento. E agora estou viva”, conta a escritora.

Dando continuidade, Mônica explica um pouco sobre a importância de um diagnóstico precoce e preciso. “De início, já gostaria de salientar que o diagnóstico precoce é fundamental. Por isso, o nosso trabalho na ASPRECAM é ajudar essas mulheres a identificar um possível câncer em sua fase inicial, para aumentar a estimativa de cura. Não adianta focar só no tratamento, precisamos cuidar da ‘ponta’, do início. [...] Existe vida após o câncer. Então, por isso, buscamos ter criatividade para passar informações de maneira leve, e combatendo o medo, porque o medo é um verdadeiro inimigo”, comenta.

Tereza, em sua vez, comenta sobre a importância do SUS no tratamento da doença. “O SUS traz inúmeros benefícios para milhões de brasileiros. Por exemplo, o programa de vacinação aqui no Brasil é modelo para o mundo inteiro. O tratamento e controle de HIV e Aids é exemplar. Mas ainda assim percebemos algumas dificuldades, como o acesso das pessoas a esses tratamentos, por exemplo. Principalmente em uma doença como o câncer, como já disseram, o tratamento precisa ser precoce, por isso esse acesso precisa também ser acessível”, finaliza a psicóloga.

A conversa continuou com bastante informações interessantes sobre a campanha do Outubro Rosa, além de elucidar muitas outras questões sobre os cânceres de mama e de colo de útero e suas implicações, levando sempre em consideração dados sociais e políticos.

Se quiser saber como foi o bate-papo completo, assista ao vídeo!



Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.