FecharX

Sou BH Talks falou sobre os desafios e benefícios do primeiro emprego

O encontro foi apresentado por Pati Lisboa, que recebeu especialistas no assunto



Créditos da imagem: Dean Drobot/ shutterstock
Main shutterstock 1712082700
Redação
26/10/20 às 20:39
Atualizado em 03/11/20 às 13:44

Ao se deparar com o mercado de trabalho, o jovem que busca o seu primeiro emprego sempre encontra alguns entraves para deslanchar a carreira. Para contornar essa problemática, algumas empresas no Brasil já oferecem vagas justamente direcionadas para jovens colaboradores, como os programas de aprendiz e trainee. Mas quais são os principais desafios e barreiras que impedem a inserção de novos funcionários no setor trabalhista? Perguntas como essa foram respondidas no Sou BH Talks que falou sobre o tema.

Para essa conversa cheia de boas informações, a apresentadora Pati Lisboa recebeu especialistas no assunto, como Lucas Evencio, diretor geral do Plug Minas; Seme Arone Junior, presidente do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios; e Alessandra Teixeira, gestora do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Para iniciar o bate-papo, a apresentadora questionou os convidados sobre o inicio de suas carreiras. Lucas conta que a situação de seu primeiro emprego, no qual ainda continua, foi bem específica, e conseguiu o seu cargo por meio de um concurso público. Seme diz que as suas experiências trabalhistas começaram ainda na adolescência, como motoboy e assistente de RH. Já Alessandra fala que ingressou no mercado de trabalho em sua área de atuação, a educação, através de estágios.

A conversa continua e Lucas debate sobre as principais dificuldades encontradas pelos jovens ao buscar o primeiro emprego. “Hoje temos uma taxa de desocupação de 14%, e se formos pegar a taxa do Plug, que é onde atuo, a taxa de jovens sem emprego chega a quase 30%. E temos que aliar esse desejo e a necessidade do jovem de trabalhar, por causa disso é fundamental que o poder público invista nesse indivíduo que está buscando o seu primeiro emprego, e que assegure que esse jovem permaneça na escola, e conclua a educação básica”, conta o diretor geral do Plug Minas.

Seme dá continuidade aos assuntos tratados e fala sobre as oportunidades de emprego para os jovens. “O estágio, hoje, é a maior ferramenta do governo de inserção do jovem no mercado, ao mesmo tempo em que o mantém na escola. Para gerar essas vagas, é  necessário que o jovem estude, busque conhecimento, porque nada adianta trabalhar, se não tiver uma boa formação”, diz.

Alessandra complementa o bate-papo e reflete sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres, mesmo no primeiro emprego. “A diferença salarial no Brasil possui uma taxa bastante relevante, por isso, possivelmente essa margem também se reflete no primeiro emprego. Contudo, podemos usar um exemplo do programa de aprendizagem, que, por lei, possui um salário mínimo definido tanto pro homem quanto pra mulher, e esse cenário também tende a mudar quando se ascende na carreira. Sendo assim, essa estimativa tende a ser um pouco diferente no primeiro emprego”, finaliza a gestora do Senai.

O encontro continua com questões que envolvem dicas para quem está entrando no mercado de trabalho, oportunidades de criação do próprio ofício, e, até mesmo, instruções de como montar o currículo e como se portar na entrevista de emprego. Ficou curioso? Então assista ao programa completo!



Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.