FecharX

Sou BH Talks falou sobre Turismo no Brasil e perspectivas do setor pós-pandemia

Pati Lisboa recebeu os especialistas Alexandre Xavier Brandão, Jair Aguiar Neto e Mateus Nehmy para uma conversa a respeito do tema



Créditos da imagem: Thanakorn.P/shutterstock
Main destaqe thanakorn.p
Redação Sou BH
22/09/20 às 12:28
Atualizado em 29/09/20 às 14:55

O turismo no Brasil é um setor com crescimento exponencial e fundamental para diversas regiões do país. De acordo com o Ministério do Turismo, somente no segundo semestre do ano passado, o país recebeu 11.772.48 desembarques internacionais, e 97.165.59 desembarques domésticos, números bastante expressivos para o setor. Durante a pandemia, esse quantitativo diminuiu em função do isolamento social, fazendo com que esse mercado fosse fortemente afetado pelo coronavírus. Mas quais são os planos de retomada? Quais são as expectativas?

Para repercutir sobre o tema, na última terça-feira, dia 22 de setembro, Pati Lisboa recebeu Alexandre Xavier Brandão, presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Minas; Jair Aguiar Neto, Diretor comercial do Actuall Hotel e Vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais; e Mateus Nehmy, gerente de Negócios da MaxMilhas.

Para dar início ao bate-papo, os convidados falaram um pouco sobre como tem sido o início de reabertura do turismo no país e sobre a adesão das pessoas à volta da vida no “novo normal”. Para os participantes, apesar da retomada gradual e que precisa de atenção, as perspectivas para o setor no Brasil e em Minas são boas.

Uma realidade positiva de retorno

Para Alexandre Xavier, apesar do ideal ser a volta com a vacina, respeitando os protocolos de saúde, o retorno é positivo e seguro. “O avião é um meio extremamente seguro de viajar, ele renova o ar lá dentro 100% a cada 3 minutos, então se você está com a máscara, a possibilidade de você pegar um coronavírus no avião é praticamente zero. Então respeitando esses protocolos, o transporte aéreo é muito seguro, isso é uma realidade. O povo fala novo normal, mas é uma realidade que vai acontecer daqui pra frente. Se a praxe agora é ter uma vacina, um atestado de Covid, vai ser a praxe daqui pra frente. Se é viajar com máscara, vai ser isso. Quem viaja vai se acostumar e vai ser uma coisa natural, como se fosse colocar um cinto de segurança. E isso vai diminuir a contaminação de diversas doenças, porque todo mundo aprendeu a se higienizar, lavar as mãos, coisas básicas que não tinham hábito, então, são novos hábitos”, afirma.

As previsões para a capital mineira são boas! E a Convention Bureau (Fundação Belo Horizonte de Turismo e Eventos) tem se movimentado para um retorno, assim que possível, em BH. Jair Aguiar conta sobre os projetos em andamento: “O Convention Bureau já tem mais de 20 anos de história e nesses 20 anos contribuiu muito com a cidade de Belo Horizonte, trazendo demanda turística das mais diversas, principalmente na área de eventos. Nós estamos fazendo um trabalho que chama Visite Belo Horizonte, e será de forma on-line. Vai acontecer agora no final do mês e vai trazer essas experiências de locais de BH para 15 pessoas, focadas no setor de eventos, para que elas possam entender nossa capacidade e todos os atrativos turísticos de Belo Horizonte. Vamos colocar um pouquinho do gosto do que é Belo Horizonte pro cliente, podendo ampliar o turismo na cidade”, diz.

O gerente de negócios da Max Milhas, Mateus Nehmy, ainda dá dicas para quem possui milhas aéreas! “As milhas aéreas, apesar de terem várias formas de troca, a maior vantagem é trocar por passagem aérea, uma vez que a milha é trocada dentro de um programa de fidelidade das próprias companhias. Uma grande recomendação é: não troque suas milhas por produtos simplesmente porque elas vão vencer. Você pode trocar ou vender, que é o grande negócio que a gente faz. E nesse período de pandemia se tornou uma oportunidade para quem quer acumular milhas”, conta.

E não parou por aí! Pati Lisboa e os convidados continuaram a conversa muito produtiva e você confere tudo assistindo ao vídeo abaixo!


Sou BH Talks

Desenvolvido para gerar conteúdo de qualidade, a Claro apresenta o Sou BH Talks, uma opção leve e inteligente para que o público interaja e se informe. Temas diversos, são abordados: desde empreendedorismo a cinema, além de pocket shows com artistas importantes do cenário nacional e local. Após o grande sucesso das primeiras temporadas, a equipe do Sou BH repete o formato do projeto, no mês de agosto, com mais assuntos e lives inteligentes no mundo virtual. Siga as redes sociais do portal e fique por dentro de toda a programação.