FecharX

3º Caderno de Atividades é lançado em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais

Publicação da Secult-MG integra o material educativo da exposição virtual Várias Minas: encruzilhada de histórias



Créditos da imagem: Anna ART/ shutterstock
Main shutterstock 1393331225
Redação Sou BH
20/11/20 às 14:55
Atualizado em 20/11/20 às 14:55

Reconhecida como um dos maiores momentos da história de Minas Gerais, a Inconfidência Mineira foi muito significativa entre as tensões do século XVIII e seus ideais reverberam ainda hoje na memória dos brasileiros. A revolução, liderada por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, atraiu a atenção da Coroa portuguesa e modificou a forma como a metrópole conduzia a política na colônia.

Para explorar esse importante capítulo da trajetória do estado, a exposição virtual Várias Minas: encruzilhada de histórias lança o terceiro Caderno de Atividades, que integra o material educativo e celebra os 300 anos do estado mineiro. A publicação aborda a Inconfidência Mineira e seu pano de fundo, a cidade de Ouro Preto, propondo reflexões acerca da influência do movimento na sociedade, desde 1789.

De acordo com Denis Soares da Silva, coordenador do Núcleo de Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro: “O terceiro Caderno de Atividades convida professores e alunos a refletir sobre a vida urbana na Vila Rica do século XVIII, atual Ouro Preto, as transformações de seu espaço e o simbolismo de parte da sua arquitetura. O material explora, ainda, registros sobre a Inconfidência Mineira e permite que o ensino do tema possa se tornar mais atraente a partir do contato com documentos do período reproduzidos e transcritos”.

O Caderno de Atividades, terceira edição, está disponível para download no site da Secult-MG, de forma gratuita.

 

Publicações educativas e lúdicas

Os Cadernos de Atividades foram elaborados para expandir o alcance da exposição e contribuir com os professores, sobretudo na disciplina de História. O material é composto por um breve texto de contextualização histórica acerca dos principais eventos e conceitos que norteiam cada tema, seguido de uma apresentação e descrição do acervo selecionado.

Após contextualização, são apresentadas as propostas de atividades que se encontram em consonância com as habilidades planejadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material apresenta, ainda, uma lista de bibliografia complementar que pode auxiliar o professor na busca de referências e textos sobre o tema tratado.

O tema do primeiro Caderno lançado foi Formação do território e povoamento das Minas. A ideia é que os conteúdos possam ser trabalhados de forma presencial ou virtual, não apenas na ocasião do tricentenário, mas que estejam disponíveis permanentemente por abordarem alguns conteúdos do currículo escolar sobre a história de Minas Gerais.

O segundo Caderno abordou a Exploração de ouro e diamantes e seu conteúdo contempla desde a escolha de Vila Rica para ser a capital da capitania de Minas Gerais em 1721, passando pelos aspectos do desenvolvimento das atividades econômicas, especialmente a atividade mineradora, e a dinâmica da escravização, até os episódios que consolidaram os métodos do controle português e antecederam a Inconfidência Mineira.

Além destes, foi lançado um Livro de Colorir, que busca estimular práticas criativas e contemplativas que unem as ilustrações que remetem às peças do acervo físico às suas descrições textuais.

Os Cadernos são publicados acompanhando a temática da exposição, que explora o acervo do Arquivo Público Mineiro (APM), do Museu Mineiro e da Biblioteca Pública Estadual, e ficam disponíveis no site da Secult, na aba dedicada aos 300 anos de Minas Gerais.