FecharX

Verbo:Gentileza lança o manifesto Gentileza Cura, em prol de uma cidade melhor

A iniciativa tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério do Turismo



Créditos da imagem: Giovanny Sá/ Divulgação
Main festival verbogentileza   cr%c3%a9dito   giovanny s%c3%a1  3
Redação Sou BH
17/09/20 às 15:51
Atualizado em 17/09/20 às 15:51

Verbo:Gentileza, importante movimento coletivo de BH, completa cinco anos em 2020. Se, em 2016, ele surgiu do desejo de uma vida melhor e mais gentil nas cidades, atualmente, se faz fundamental, indispensável e necessário. Pois, de acordo com os princípios dos idealizadores, a gentileza cura. E para comemorar a meia década de existência, o projeto lançou, na última quarta (09), o Manifesto Gentileza Cura, uma ode ao substantivo que norteia suas ações. Mas as celebrações não param por aí, entre os dias 25 e 27 de setembro, acontecerá o Festival Verbo:Gentileza 2020, de forma totalmente on-line, podendo ser acessado pelo site oficial.

“O manifesto foi criado a partir da nossa primeira Living Room Session, uma conversa aberta, com mais de 70 pessoas que em comum têm a busca por uma vida urbana melhor. Propusemos o tema e a pergunta ‘qual o papel da gentileza em tempos de pandemia?’. Ouvimos, falamos, acolhemos, sentimos. O resultado foi transformado em belas palavras, pelo Maurício e a Laura, e verbalizado por pessoas queridas, que acreditam no nosso propósito”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora da iniciativa.

Os textos dos escritores participantes, Laura Cohen e Maurício Meirelles, interpretados por mais de 35 leitores, estão disponíveis nas redes sociais do Verbo:GentilezaFacebook e Instagram -, e esperando por quem quiser conhecê-los. Como diz o lema do projeto, Gentileza é ouvir o tempo. A cura é de cada um.