FecharX

Campanha estimula doação de leite materno no Hospital das Clínicas, em BH

Em média, 46 recém-nascidos são alimentados mensalmente graças às doações



Créditos da imagem: HC-UFMG/Divulgação
Main doacao leite materno doar hc hospital clinicas bh
Depois de pasteurizado, cada 300 ml do leite materno são suficientes para alimentar até 10 bebês em um só dia
Redação Sou BH
19/03 às 15:58
Atualizado em 19/03 às 16:03

Alimento ideal para a primeira fase da vida, o leite materno impulsiona uma campanha de doação promovida pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). Há um ano, o leite coletado em doações na unidade de saúde passou a ser pasteurizado e, livre de bactérias ou vírus, distribuído para recém-nascidos em condição de baixo peso, prematuros ou com necessidade da suplementação por outras indicações médicas. 

Antes disso, o HC funcionou por 15 anos como ponto de coleta, onde mães já podiam solicitar a retirada de leite para seus filhos e recebiam orientações sobre o processo de amamentação. Em 2023, o  hospital passou a contar com os equipamentos necessários para o processamento do leite, o que possibilitou que bebês recebam o alimento doado por outras mulheres além de suas próprias mães.

Quem pode doar

De acordo com a professora da Faculdade de Medicina da UFMG Maria Cândida Ferrarez Bouzada, em média são alimentados mensalmente 46 recém-nascidos com o leite distribuído pelo banco de leite do HC-UFMG. Cerca de 10 bebês têm a nutrição garantida em um dia a cada 300 ml de leite materno pasteurizado doado, conforme dados da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).  

Para ser doadora, a mulher em período de amamentação precisa estar com boa saúde e exames atualizados, não usar determinados medicamentos e nem bebida alcoolica, além de não ser fumante. "Toda mulher que amamenta é uma possível doadora, inclusive a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou, recentemente, nota pontuando que mães enlutadas pela perda do bebê também podem doar leite materno", destaca a professora Bouzada.


Onde ir

Na capital mineira, há seis bancos de leite capacitados para acolher mães e orientar sobre a doação ou recebimento do alimento – clique aqui para conferir a unidade mais próxima à sua casa, em qualquer lugar do Brasil, pelo site da Fiocruz. O serviço mantido no HC-UFMG integra a Rede Global de Bancos de Leite Humano, uma iniciativa que tem o Brasil como líder e país gestor. O pioneirismo nacional no assunto vem de longa data, como explica a nutricionista Maria Cristina Cassiano. 

"Temos tecnologia de ponta para o manejo de doações de leite. Por exemplo, foi a Rede Global de Bancos de Leite Humano quem instituiu, na década de 1980, o uso de frascos de maionese e de café solúvel para armazenamento seguro do leite materno, substituindo os frascos de vidro fabricados para esse fim, que tinham custo muito maior", diz a nutricionista.

Banco de Leite Humano, Hospital das Clínicas – UFMG
Av. Alfredo Balena, 110 - Centro | (31) 3307-9350