FecharX

Circuito DMais transforma BH na capital do design

Capital mineira recebe mais de 50 eventos simultâneos sobre decoração e arte



Créditos da imagem: Divulgação
Main mostra de fotos ana l%c3%bacia rodarte  2  20140911201327
Um dos destaques é a mostra de fotografias de Ana Lúcia Rodarte
Redação Sou BH
11/09/14 às 20:13
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

A partir da segunda-feira (16), Belo Horizonte será a capital do design, com a realização do Circuito de Decoração e Design – DMais. Durante 12 dias, mais de 50 eventos serão realizados por lojas, shoppings, museus e no Prédio Verde da Praça da Liberdade, de forma integrada e simultânea.

O objetivo, segundo o idealizador e curador do evento Renato Tomasi é mostrar para o mundo e para os belo-horizontinos que a capital é uma fonte de grandes talentos. “Os designers mineiros são reconhecidos fora antes de serem reconhecidos por aqui. Uma vez, estive no Rio de Janeiro, e conheci o trabalho de um designer cujo ateliê ficava no bairro Santa Tereza. Precisamos disseminar, democratizar e desmistificar o design dentro de casa”, explica.

Em 2014, os participantes foram convidados por Tomasi, mas no próximo ano o objetivo é abrir inscrições e criar um processo seletivo. “Agora estamos falando do design de interiores, mas o DMais nasceu com a proposta de falar sobre todo tipo de design, como moda, gastronomia, arquitetura e etc.”, conta Tomasi. 

A programação inclui exposições de arte e decoração, palestras, lançamentos, previews de coleções, coquetéis, brunchs e happy hours, além de oficinas de criações e feirinhas de jovens designers. Um dos destaques da programação é a mostra de fotografias produzidas pela designer de interiores Ana Lúcia Rodarte no Quality Decorações (Rua Bárbara Heliodora, 88 – Lourdes). 

A ideia da exposição de fotos partiu da empresária Guta Zuquim, que, em viagem ao Japão com a designer, percebeu que a amiga tinha um olhar único da arquitetura dos locais visitados. “São 18 fotografias de diferentes locais do mundo que mostram a importância do olhar diferente. Há algumas imagens nesta mostra que surpreendem, como uma que parece ser em Paris, mas na verdade é no Rio de Janeiro”, conta.

Na programação de palestras do evento, a designer mineira Elisa Atheniense será a convidada de um bate-papo na Hogar (Ponteio Lar Shopping - BR-356, loja 141) na segunda-feira (22), às 18h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3286-4090. Além disso, a sua nova coleção Home intitulada Namíbia será apresentada ao público.

Na Praça da Liberdade, quem visitar o Prédio Verde poderá conferir cenografia especialmente desenvolvida pela Fósforo Coletivo. O local será o QG do DMais e de diversos acontecimentos a exemplo da mostra do design independente que apresenta trabalhos de jovens designers mineiros. Todos os dias, às 14h, o público poderá fazer um tour gratuito pelos principais acontecimentos do DMais. Trata-se do Design Tour, van comandada pela Dedicato Turismo, que fará um city tour pelo mundo do design. As reservas podem ser feitas pelo (31) 3234-4054.