FecharX

Confira algumas brincadeiras para fazer com a criançada em casa

Atividades não exigem muito espaço e são ótimas opções para movimentar os pequenos e afastá-los um pouco das tecnologias



Créditos da imagem: Fizkes/shutterstock
Main shutterstock 1417299116
Redação Sou BH
09/06/20 às 18:00
Atualizado em 06/01/21 às 14:07

Com as crianças confinadas em casa durante o isolamento social, e agora com as férias escolares, além de manter uma rotina de estudos e leitura, é importante proporcionar aos pequenos atividades que gastem energia e os afastem um pouco das tecnologias, como tablets, televisão e videogame.


Longe das atividades como futebol, balé, andar de bicicleta ou outras suspensas neste momento, os exercícios e brincadeiras que podem ser feitos em espaços pequenos e fechados são importantes aliados para manter a saúde, o bem-estar e, claro, a diversão.


Se você está sem ideias para brincar com a criançada, confira algumas atividades que vão garantir diversão e exercícios em casa:


Jogo do jacaré


Crie ilhas e barcos no chão (você pode usar almofadas, travesseiros, bichos de pelúcia ou outro objeto). O objetivo é fazer as crianças pularem de uma “ilha” a outra, sem cair na “água”, onde terá um jacaré faminto que pode comê-las (os pais podem usar a criatividade para criá-lo).


Caça ao tesouro


Que tal esconder um, ou mais, tesouros por toda a casa e criar pistas para os pequenos explorarem e descobrirem o paradeiro?


Corrida de batata (ou balões)


Cada jogador ganha um determinado número de batatas (ou balões) que devem ser colocados, uma por vez, entre os joelhos. O jogador corre em direção a alguma meta criada e deve deixar a batata cair em algum recipiente. A ideia é não deixar cair durante o caminho. Se a batata cair, o jogador volta ao início e tenta de novo. Vence quem colocar todas as batatas no recipiente primeiro.


Pista de obstáculos


Arraste os móveis e crie uma pista de obstáculos, que faça os pequenos se movimentarem com pulos, engatinhando, andando com um pé só, etc. Você pode usar bambolês, travesseiros, linhas esticadas, e outros objetos. Solte a imaginação!


Concurso de dança


Solte o som e crie uma disputa de danças bem divertida! Além de movimentar o corpo, vai proporcionar muita descontração e alegria.


Imitando bichos

Essa é para quem é fã dos animais! Cada participante escolhe um bicho que será representado por todos na sequência. Quando o escolhido for o coelho, por exemplo, todos devem imitar o pulinho característico do animal. Além de super divertida, a atividade é um estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora e o domínio do próprio corpo.


Estátua

Coloque uma música divertida e dance livremente na companhia dos pequenos. Em um determinado momento, pare o som. A ideia é que todos parem do jeito que estão, imóvel como uma estátua, e só se mexam novamente quando a canção voltar.


Mestre mandou

Nomeie alguém para ser o mestre. Esta pessoa terá que dar os comandos que os outros participantes terão que realizar, como imitar um animal, um gesto, ou fazer determinada atividade. Para isso, o escolhido diz: "O Mestre mandou", enquanto os demais respondem: "Fazer o quê?". O participante que não seguir a regra ou errar a ordem está eliminado.