FecharX

Conheça alguns benefícios do yoga para crianças

A prática, além de proporcionar equilíbrio e saúde, pode influenciar e ajudar no desenvolvimento dos pequenos



Créditos da imagem: Africa Studio/shutterstock
Main destaque africa studio
Redação Sou BH
23/04/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Conhecida por seus princípios básicos, equilíbrio e saúde, a prática do yoga traz vários benefícios para a vida dos praticantes, em qualquer idade. Quando iniciado até os seis anos de idade, ele traz resultados muito melhores, que influenciam e ajudam até no desenvolvimento cognitivo e físico da criança.

Para os pais que querem aproveitar o período de isolamento social com a garotada em casa, para incluir a atividade na rotina dos pequenos, confira seis incríveis benefícios da prática:

1- Controle das emoções

Através da respiração, as crianças aprendem aos poucos a relaxar o corpo e a mente, o que as deixa mais tranquilas para enfrentar os diferentes desafios da vida.

2- Gentileza

Um dos princípios do yoga é não gerar violência. O praticante aprende a não ser violento ao falar, ao agir, no pensar e até no momento de praticar as posturas para não se machucar, ou seja, ser gentil e sereno.

3- Autoestima e confiança

Ao executar as posturas os pequenos desenvolvem foco e força e, com isso, ganham confiança em seus atos. Além disso, descobrem suas capacidades a cada nova postura e naturalmente aumentam a autoestima e a confiança em si mesmos.

4- Ansiedade e estresse

A prática pode ajudar a eliminar o estresse e diminuir os níveis de ansiedade em crianças mais nervosas quando praticado regularmente e inserido em uma rotina saudável. 

5- Mudança de comportamentos

Além dos benefícios de comportamento para crianças mais ansiosas e nervosas, existem também os ensinamentos para os pequenos com comportamentos antissociais. O yoga pode estimular o convívio consigo e com os outros, desperta a gentileza e cuidado por tudo ao seu redor, além de ensinar a ter pensamentos positivos.

6- Aumento da consciência corporal

As posturas indicadas durante a prática são variadas e com os diferentes movimentos, as crianças aumentam a consciência corporal e aprendem a respeitar limites.