FecharX

Contagem está em alerta depois de duas mortes por febre maculosa

Quatro casos foram confirmados e outros 17 estão sendo investigados



Créditos da imagem: Lorena Campos/Prefeitura de Contagem
Main maculosa lorena campos
Redação Sou BH
04/06/19 às 15:00
Atualizado em 04/06/19 às 15:24

A Prefeitura de Contagem está fazendo uma força-tarefa para combater o vetor da febre maculosa, o carrapato-estrela. A doença matou dois moradores do bairro Vila Boa Vista, na divisa com a região da Pampulha, em BH. Outras duas mortes estão sendo investigadas na mesma família e 13 pessoas apresentaram os mesmos sintomas da doença nos últimos dias.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que, no total, são 17 casos sob investigação, sendo quatro já confirmados.

Entre as medidas adotadas estão a limpeza de toda a área onde foram encontrados os focos dos carrapatos e o recolhimento dos cavalos para receberem banhos de carrapaticida – são necessários quatro banhos por animal. Em relação às capivaras, será feito um estudo pelas prefeituras de Contagem e Belo Horizonte para determinar quais ações são necessárias. Além disso, está programada para esta terça-feira (4) a aragem do terreno. Maquinários vão percorrer o espaço, revirando a terra e jogando oito toneladas de cal.

A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte informou que está prestando toda assistência necessária e já divulgou um comunicado para a rede assistencial reforçando as orientações sobre os sintomas da febre maculosa e os devidos procedimentos para condução de casos suspeitos.

A doença

A médica infectologista da SES, Tânia Marcial, ressalta que a doença se manifesta repentinamente e os sintomas podem ser confundidos com a dengue. “Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, enjoo, manchas na pele… Por isso, é importante o histórico. A pessoa deve informar ao médico se esteve em algum lugar de risco (curral, parque ecológico, etc.)”, apontou Tânia.

A infectologista também faz um alerta à população: “Não devem se automedicar, pois podem mascarar os sintomas da doença. Procurem a UBS mais próxima da residência”. A secretaria da cidade decidiu ainda que a UBS Nacional II e III ficarão exclusivamente destinadas para os pacientes que apresentarem os sintomas da Febre Maculosa.

Entenda o caso

O setor de Vigilância em Saúde de Contagem tomou conhecimento que, há cerca de um mês, 128 pessoas de uma mesma família se uniram para capinar e cercar um terreno no Nacional. A procura por atendimento começou em 22 de maio, quando os pacientes foram picados por carrapatos.

A prefeitura alerta quem mora em áreas com possibilidade de existência do carrapato-estrela a examinar o corpo a cada três horas.

Cuidados

Como medidas gerais e individuais para prevenção da febre maculosa, as autoridades de saúde reforçam alguns cuidados importantes para quem for frequentar áreas como matas, rios, cachoeiras; que possuem criação de animais domésticos como cães, cavalos ou que estejam em ambientes com a presença de animais silvestres como capivaras ou gambás São eles:

- Uso de roupas claras, vestimentas longas e calçados fechados – preferencialmente com cano longo e utilização de meias brancas. Ao frequentar ambientes favoráveis à presença de carrapatos, isso facilita a visualização dos animais;


- Uso de repelentes à base de icaridina, que são eficazes na prevenção de picadas por carrapatos;


- Uso de equipamentos de proteção individual nas atividades ocupacionais de capina e limpeza de pastos;


- Evite se sentar e deitar em gramados e em áreas de conhecida infestação de carrapatos em atividades de lazer como caminhadas, piqueniques, pescarias, etc;


- Examine o corpo periodicamente ao frequentar áreas propícias à presença de carrapatos, quanto mais rápido eles forem retirados do corpo, menor a chance de infecção. Caso sejam verificados carrapatos no corpo, tire com leves torções e o auxílio de pinça, evitando o contato com unhas e o esmagamento do animal;

- Use, periodicamente, carrapaticidas em cães, cavalos e bois, conforme recomendações do veterinário;


 - Limpe e capine, periodicamente, lotes não construídos e áreas públicas com cobertura vegetal.