FecharX

Dermatologista dá dicas de cuidados com a beleza em casa durante a quarentena

Mesmo estando em isolamento social, cuidar da beleza, e da saúde, é importante até para deixar a autoestima em dia



Créditos da imagem: Reprodução/MF Press Global
Main destaque reprodu%c3%a7%c3%a3o  mf press global
Redação Sou BH
06/04/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Com o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, clínicas estéticas, spas e salões de beleza também encerraram suas atividades temporariamente para garantir a segurança de todos. No entanto, isto não é motivo para descuidar da beleza e da saúde, que pode ser mantida em dia mesmo de casa.

A Dra. Hellisse Bastos, dermatologista e especialista em estética, afirma que mesmo sem poder ir à clínica ou spa, existem cuidados simples que podem fazer toda a diferença neste momento da quarentena para estar com a beleza e a saúde em dia. Afinal, a estética tem a ver também com a autoestima e a saúde mental, então, nada melhor que se cuidar para se sentir bem consigo.

Confira 10 dicas da dermatologista para cuidar da beleza e da saúde em casa!


1- Não durma mais que o necessário 


Dar lugar à preguiça e dormir mais de 8h por dia traz desequilíbrio hormonal, pode te deixar de mau humor, além de causar edema facial e bolsas embaixo dos olhos. O ideal é ter de 6h a 8h de sono por dia e acordar de forma natural, ainda com algum sono. Após o almoço, é bom tirar uma soneca por no máximo 20 minutos.

2- Sorria!


Rir é um bom remédio para muitos males e libera serotonina no organismo, importante neurotransmissor que mantêm a saúde mental e o equilíbrio do humor. Logo, se permita rir e se divertir, seja com vídeos na internet, vendo memes, assistindo filmes ou séries de comédia, ou, quem sabe, com alguma brincadeira com a família ou virtualmente com os amigos.

3- Faça sua limpeza corporal com autoconsciência
 


Preste atenção a textura, cor e cheiro da sua pele, cabelo e unhas durante o banho. Não empregue força demais na hora de esfregar a pele do corpo e, caso queira fazer uma esfoliação, use materiais e produtos adequados para fazer isto.

Pense na sustentabilidade na hora de fazer a higiene bucal e tomar o seu banho.
Quando for retirar os esmaltes das unhas, tenha em mente a atenção de estar sempre limpando os cantinhos das unhas.

Faça esfoliação dos pés com movimentos de auto-massagem.

4- Invista mais tempo cuidando de si

Aproveite o confinamento para fazer tudo aquilo que talvez a sua rotina não permitisse fazer com frequência. Passe um bom hidratante no corpo após o banho, fazendo automassagem. Retire toda maquiagem e fique um tempo sem usá-la, para descansar a pele. Como não irá sair à rua, não precisa estar maquiada todos os dias. O uso contínuo da maquiagem obstrui os poros.

5- Movimente-se todos os dias para liberar o fluxo energético


Água parada dá dengue e do mesmo modo nosso corpo não foi feito para ficar o tempo todo em repouso. É preciso manter o corpo em movimento para liberar o fluxo energético, ajudar na circulação, diminuir a retenção hídrica, eliminar toxinas e manter o metabolismo em ordem. 


Diga não à tentação do sedentarismo durante a quarentena e procure uma atividade para fazer em casa, mesmo que de curta duração.

6- Crie rotinas


A quarentena pode ser um apelo tentador para o desleixo. Contudo, é preciso se doutrinar para enfrentar este período sem descuidar da saúde e da beleza. Então, crie uma rotina de cuidados com corpo e mente; faça atividades físicas e sempre tire um tempo para uma soneca e um bom descanso, principalmente se faz home office.

7- Preste atenção em sua alimentação 


Evite alimentos hipercalóricos, que sejam ricos em açúcar, assim como diminua o consumo de processados e industrializados. Esse hábito não é nada saudável para nossa saúde e beleza e provoca diversos processos inflamatórios, inclusive na pele e cabelos.

8 - Pratique o jejum intermitente 


Estimula sua imunidade, é antioxidante e favorece processos anti-inflamatórios do corpo.

9- Acrescente chás relaxantes e desintoxicantes à sua rotina


Invista em acrescentar à sua alimentação a ingestão de chás tipo Melissa, carqueja, dente de leão, lavanda e valeriana.

10- Faça procedimentos de renovação da pele


Adotar a esfoliação e a limpeza de pele ajuda a melhorar não somente o aspecto, mas também a prevenir acne, manchas, poros e rugas.