FecharX

Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado; BH vacinou 32% do público-alvo

Mais de quatro mil postos de saúde em Minas Gerais ficarão abertos para a campanha



Créditos da imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Main vacination
Redação Sou BH
03/05/19 às 20:16
Atualizado em 03/05/19 às 20:37

O Dia D de mobilização contra a gripe acontece neste sábado (4) em todo o país. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que mais de 41 mil postos de saúde permaneçam abertos em todos os estados ao longo do dia. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou em 10 de abril e vai até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% de cerca de 59,5 milhões de pessoas do público-alvo. Somente em Minas Gerais, são cerca de 4.100 postos de vacinação em funcionamento.

Devem receber a dose, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Profissionais das forças de segurança e salvamento também passaram a fazer parte do público-alvo da campanha neste ano. Por meio de nota, o ministério informou que o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, totalizando cerca de 900 mil pessoas.

Cobertura

Em Belo Horizonte, até o momento, cerca de 280 mil pessoas receberam a vacina contra a Influenza, o que corresponde a 32% do público prioritário.

Já em escala nacional, até o dia 30 de abril, 12,2 milhões de pessoas haviam sido imunizadas, de acordo com o Ministério da Saúde. O número representa 21% do total de grupos que devem receber a dose.

O público com maior cobertura, até agora, é o de puérperas, com 38,8%, seguido pelas gestantes (33,4%); indígenas (27,6%); crianças (26,4%); idosos (21,5%); trabalhadores de saúde (17,1%) e professores (14,2%).