FecharX

Governo lança campanha para conscientizar foliões sobre doenças sexualmente transmissíveis

Público jovem é o alvo principal das ações durante a festa



Créditos da imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
Main camisinha rovena rosa   ag%c3%aancia brasil
Redação Sou BH
25/02/19 às 20:51
Atualizado em 26/02/19 às 00:49

Inspirada nos blocos carnavalescos de Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou uma campanha para conscientizar os foliões sobre a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. As informações sobre o uso de preservativo, os números da doença, e outros detalhes serão divulgados nas redes sociais e aplicativos de mensagens. 

“Então, previna-se” é o slogan, que faz referência a um dos mais populares blocos da capital, o Então, Brilha!. As ações são voltadas para o público jovem, que segundo a SES é o grupo que apresenta um significativo aumento de casos de infecções transmitidas por relações sexuais. 


Arte: Deise Meireles

Somente em 2018, do total de 4.788 casos registrados de HIV/Aids em Minas Gerais, 3.875 notificações estão na faixa etária de 20 a 49 anos. A baixa idade das primeiras relações sexuais, a variabilidade de parceiros, a falta de prevenção e o uso de drogas lícitas e ilícitas são alguns fatores que contribuem para esse aumento. 


Arte: Deise Meireles

“A camisinha é o melhor método de prevenção e não somente para o HIV, como para as outras ISTs. Por isso, além dos preservativos enviados regularmente aos municípios, distribuímos um quantitativo adicional de cerca de sete milhões de unidades de camisinhas masculinas, para abranger esse período do feriado prolongado”, informa Mayara.  

O carnaval é um período em que as pessoas se expõem mais às relações sexuais desprotegidas. Tendo isso em vista, a SES elaborou ações voltadas para as redes sociais, de modo que a informação possa circular o mais rápido possível entre as pessoas. Além do uso do preservativo, é importante procurar saber o estado sorológico. “As pessoas podem procurar as unidades de saúde para receber informações e fazerem os testes”, indica a coordenadora.

No site da secretaria está disponível o conteúdo informativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis.       

Acompanhe a cobertura do carnaval de Belo Horizonte no Sou BH com patrocínio do banco BS2 e apoio da Claro.