FecharX

Hemominas recebe primeira doação de plasma para tratamento da Covid-19

Material coletado poderá auxiliar na recuperação de pacientes internados



Créditos da imagem: Happy cake Happy cafe/ shutterstock
Main shutterstock 541600759
Redação
11/06/20 às 12:00
Atualizado em 11/06/20 às 12:00

Na última sexta-feira, 5 de junho, foi realizada a primeira coleta de plasma para o estudo desenvolvido por pesquisadores da Fundação Hemominas, com objetivo de ajudar na recuperação de pacientes internados por Covid-19. O voluntário compareceu ao Hemocentro de Belo Horizonte para fazer a coleta pelo método de aférese, no qual é retirada somente uma parte do sangue - nesse caso, o plasma. O doador já havia feito uma primeira visita à Hemominas, dois dias antes, na qual passou por uma triagem médica e fez alguns exames para confirmar se estava dentro de todos os critérios para o estudo.

A previsão é que, durante esta semana, o plasma do doador já esteja disponível para utilização nos pacientes internados. O estudo “Imunoterapia passiva como alternativa terapêutica de tratamento de pacientes com a forma grave de covid-19” foi autorizado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A presidente da Hemominas, a médica hematologista Júnia Cioffi, esclarece que este tipo de terapia tem apresentado resultados satisfatórios e já foi utilizado em outros surtos de doenças infecciosas, como em pacientes infectados por SARS, MERS, H1N1 e ebola.

O projeto é coordenado pelo médico hematologista da Fundação Hemominas, Marcelo Froes, e realizado em parceria com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), por meio do Hospital Eduardo de Menezes, e a UFMG, via Instituto de Ciências Biológicas.

Doadores

Para participar do estudo, é preciso ter o seguinte perfil:

  • Ser do sexo masculino;
  • Ter entre 18 e 60 anos;
  • Ter um resultado de PCR positivo para SARS-Cov-2 (novo coronavírus);
  • Não apresentar sintomas da covid-19 há, pelo menos, 14 dias;
  • Já ter sido liberado do isolamento obrigatório pelo médico;
  • Estar apto, segundo os demais critérios de doação regular de sangue.

Os voluntários que se enquadrarem nos quesitos acima devem agendar a doação de plasma no Serviço de Aférese do Hemocentro de Belo Horizonte pelo telefone: (31) 3768-4524.