FecharX

Nova fase da Campanha Nacional de Vacinação começa nesta segunda

Trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas e outros poderão receber a vacina



Créditos da imagem: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
Main agulha erasmo salomao ministerio saude
Redação Sou BH
22/04/19 às 13:15
Atualizado em 22/04/19 às 19:49

Nesta segunda-feira (22), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai entrar em uma nova etapa. Em todo o país, a primeira fase teve início no dia 10 de abril e vacinou crianças, gestantes e mulheres que estão na fase do pós-parto. Agora, o Ministério da Saúde abre a campanha para o restante do público-alvo.

A partir de hoje, podem receber a vacina trabalhadores da área de Saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e presos.

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão à disposição da população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos e 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais vão ser usados na ação.

A Influenza em Minas

Em Minas Gerais, a campanha também já está acontecendo e a expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar mais de seis milhões de mineiros. Além disso, as ações vão até o dia 31 de maio, com o dia D, de Mobilização Nacional, no dia 4 de maio.

Ao todo já são 456 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados. Deste total, 13 foram confirmados como SRAG por Influenza, sendo que onze causados pela H1N1. Já em relação aos óbitos, até o momento, foram notificados 41 casos com suspeita de terem sido causados por SRAG. A única morte confirmada foi a de um belo-horizontino de 62 anos, em decorrência do vírus da H1N1. Veja todas as informações no boletim da SES.