FecharX

Pacientes do Hospital das Clínicas vão receber visita terapêutica de cães

Iniciativa faz parte do projeto Terapia Assistida por Animais



Créditos da imagem: Monkey Business Images/Shutterstock.com
Main cachorro e paciente monkey business images shutterstock
Redação Sou BH
03/04/19 às 20:42
Atualizado em 03/04/19 às 20:43

A relação afetiva existente entre humanos e animais vem de muitos anos, contudo, foi há pouco tempo que profissionais da saúde começaram a observar que esse vínculo pode ser explorado em tratamentos dentro dos hospitais. Neste sábado (6), das 9h às 11h, os pacientes da ala de pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG vão receber a visita de quatro cães na estreia do Visita Pet. 

A atividade faz parte do projeto Terapia Assistida por Animais (TAA), um método de suporte terapêutico que utiliza o laço humano-animal no aprimoramento da saúde de paciente, e que é uma opção de terapia alternativa usada em diversos tratamentos.

O objetivo do programa  é melhorar o humor e a autoestima dos pacientes e diminuir a ansiedade, a solidão e a melancolia. Para isso, os cães foram selecionados de acordo com características de comportamento e aptidão. Os animais serão acompanhados por seus tutores e por um adestrador durante toda a visita, que deve durar 30 minutos com cada grupo de pacientes. 

Serão entregues questionários aos pais, médicos e enfermeiros previamente e posteriormente à visita com o objetivo de avaliar possíveis melhoras no comportamento e bem-estar dos pacientes submetidos à terapia assistida por animais. O projeto Terapia Assistida por Animais é uma iniciativa do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFMG em parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG.