FecharX

UFMG vai selecionar futuros atletas para judô e taekwondo

Os testes serão feitos para compor as equipes olímpica e paralímpica das duas modalidades



Créditos da imagem: Jessica Romero/EEFFTO
Main judo
Redação Sou BH
25/03/19 às 17:33
Atualizado em 25/03/19 às 18:48

Para os interessados em começar uma vida mais saudável, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG fará, neste sábado (30), das 8h às 12h, a seletiva de novos atletas para as modalidades de judô, taekwondo, judô paralímpico e parataekwondo. As inscrições são gratuitas.

Os interessados podem se inscrever pelo site ou presencialmente no dia da peneira. Jovens com idade de 8 a 22 anos, de ambos os sexos, podem se candidatar.

Os aprovados serão conduzidos para as equipes de alto treinamento, que competem em torneios nacionais e internacionais. A seleção ocorrerá na sede do CTE, na avenida Alfredo Camarate, 617, no São Luiz.

Para participar da seletiva de judô, não é necessário que os candidatos tenham vivência na modalidade. Para o taekwondo, os participantes nascidos entre 2004 e 2002 deverão possuir a graduação mínima na faixa azul e, entre 2001 e 1997, graduação mínima na faixa vermelha. Para os demais, não há pré-requisitos.

Estarão aptos a participar da seletiva de parataekwondo os candidatos com deficiência nos membros superiores: amputação, má formação, amplitude de movimento reduzida, hemiplegia e monoplegia. Pessoas com deficiência visual podem se inscrever na modalidade de judô paralímpico.

No dia da seletiva, os candidatos deverão comparecer trajados com roupas próprias para a prática de atividades esportivas, pois realizarão testes físicos e específicos de cada modalidade.

Referência paraolímpica

Por meio da parceria firmada, em 2018, entre a UFMG e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o CTE passou a ser reconhecido como Centro de Referência Paralímpico nacional. Além de oferecer sua infraestrutura de treinamento para atletas, o espaço passa a atuar na formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisas.