FecharX

Vacinação contra a gripe está abaixo da meta em Minas Gerais

Cerca de quatro mil postos de vacinação estão à disposição dos mineiros até 31 de maio



Créditos da imagem: Gil Leonardi/Imprensa MG
Main vacina
Redação Sou BH
15/05/19 às 19:23
Atualizado em 15/05/19 às 22:28

Minas Gerais ainda precisa vacinar cerca de 2,3 milhões de pessoas do total do público prioritário para atingir a meta de 90% da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A cobertura vacinal no estado está em 64,85%, ou seja, até agora foram aplicadas em torno de 3,7 milhões de doses. Crianças e gestantes, historicamente, são os públicos que menos procuram a vacina. Nesses grupos a cobertura atual é de 60%.

Segundo a coordenadora estadual de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, a vacina é segura e tem se mostrado eficaz na redução de internações, complicações e óbitos causados pelo vírus Influenza. No estado, cerca de quatro mil postos de vacinação estão à disposição da população.

“A vacinação é fundamental como estratégia de prevenção contra a gripe. Mesmo quem se vacinou no ano passado, deve se vacinar novamente. Isso porque o vírus Influenza muda constantemente e requer uma reformulação da vacina a cada ano. Ou seja, as vacinas que foram distribuídas na campanha de 2018 não são as mesmas de 2019”, disse.

Cenário epidemiológico

Em Minas, até o dia 8 de maio, foram notificados 828 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Do total de casos notificados com amostras já processadas, 33 foram confirmados como SRAG causados pelo vírus Influenza (gripe) e 73 casos como SRAG por outros vírus respiratórios.

Já em relação às mortes, até o momento, foram notificados 73 óbitos por SRAG. Destes, cinco apresentaram associação a vírus respiratórios, sendo que um foi ocasionado pelo Influenza A (H1N1), em Belo Horizonte. Os outros quatro foram associados a outros vírus respiratórios e foram registrados em Belo Horizonte (2), Unaí (1) e Governador Valadares (1).