FecharX

Vacinação contra influenza começa amanhã (23) em Belo Horizonte

Campanha foi antecipada para auxiliar profissionais de Saúde a descartarem a doença na triagem de casos para coronavírus



Créditos da imagem: DonyaHHI/Shutterstock.com
Main destaque por donyahhi
Redação Sou BH
22/03/20 às 20:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começa amanhã (23). Dividida em três fases, a campanha busca auxiliar os profissionais de Saúde a descartarem a influenza na triagem de casos para o novo Covid-19, acelerando o diagnóstico e minimizando o impacto nos serviços prestados. A meta é imunizar 90% do público prioritário da campanha, composto por aproximadamente 7 milhões de pessoas em Minas Gerais. 


A primeira fase da campanha irá imunizar os idosos e os trabalhadores da Saúde, uma vez que fazem parte do grupo mais suscetível ao vírus da influenza. A segunda fase começa no dia 16 de abril e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 


Já na terceira fase, que começa no dia 9 de maio, deverão receber a vacina crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.


As vacinações terminam no dia 22 de maio e as etapas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios mineiros. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. 


Em Belo Horizonte, a campanha vai até o dia 1º de junho. A vacina estará disponível em todos os Centros de Saúde. Este ano a população da capital a ser vacinada é de 810.416 e a meta é atingir 90% de cobertura vacinal.