FecharX
Créditos da imagem: Click estudio profissional Acervo Belotur

Reinaugurada em 12 de dezembro de 1997, como parte das comemorações dos 100 anos de Belo Horizonte, a Praça da Bandeira é um espaço aberto e contemplativo que abriga o Marco Cívico do Centenário. 

Sua localização privilegiada marca o final da famosa Avenida Afonso Pena com uma bela vista da Serra do Curral. No terceiro domingo de todo mês acontece a troca da bandeira, numa cerimônia cívica realizada a partir das 10 horas.


O que fazer na região da Praça da Bandeira?


A Praça da Bandeira está localizada no bairro das Mangabeiras. Em seu entorno estão localizados inúmeros outros atrativos. Confira os principais: 

Praça do Papa: localizada no alto da Avenida Afonso Pena, a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, serve como espaço de convivência e entretenimento para o público mineiro. O lugar atua como palco de encontros, pic-nic, festivais e eventos culturais, além de proporcionar ampla vista de Belo Horizonte. A Praça do Papa é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Parque das Mangabeiras: ponto de encontro das famílias de BH, o Parque das Mangabeiras é o lugar ideal para as pessoas que buscam descanso, lazer e a prática de esportes. Localizado próximo a base da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 15 mil pessoas por mês. O público fica admirado por seus recantos naturais, já que o parque conserva em sua área, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. 

Mirante do Mangabeiras: localizado na praça Ephigenio Salles, o Mirante do Mangabeiras surgiu sem a proposta de ser um ponto turístico. Mas, por sua vista de tirar o fôlego, o espaço logo ganhou fama e tornou-se um ponto turístico da cidade. O Mirante do Mangabeiras conta com lunetas que permitem observar uma vista privilegiada do nosso belo horizonte. 

Parque Serra do Curral: a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e símbolo da capital mineira, é um refúgio para os aventureiros da cidade. O Parque possui 10 mirantes de onde os visitantes podem identificar a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Avenida Afonso Pena, o Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, o Morro do Pires, o Morro do Elefante, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre outros.

Rua do Amendoim: conhecida como Rua do Amendoim, a rua Professor Otávio Coelho Magalhães é cercada de mistérios. Isso porque, muitos belorizontinos afirmam que é possível subir a ladeira com o carro em ponto morto. É isso mesmo: desligado em uma ladeira, o carro sobe em vez de descer!  Só impressão ou não, a rua merece uma visitinha. 


Como chegar na Praça da Bandeira?


A Praça da Bandeira é um ponto de referência em BH, já que marca o final da principal avenida da cidade: a Afonso Pena. Paralelamente é cortada pela Av. Bandeirantes, tradicional avenida do bairro.

Continua depois da publicidade
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.