FecharX
Créditos da imagem: Rodrigo Clemente/ EM.DA.Press

Localizada no alto da Avenida Afonso Pena, a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, serve como espaço de convivência e entretenimento para o público mineiro. O lugar atua como palco de encontros, pic-nic, festivais e eventos culturais, além de proporcionar ampla vista de Belo Horizonte. A Praça do Papa é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

O lugar ficou conhecido como Praça do Papa quando, em 1980, em visita à capital mineira, o Papa João Paulo II exclamou "Que belo horizonte", ao admirar a paisagem urbana do alto da praça. Desde então, a Praça Israel Pinheiro, onde ele celebrou missa campal, passou a ser denominada Praça do Papa.

Em homenagem à sua visita, um monumento em ferro foi erguido no centro da Praça, que é cercada pela Serra do Curral. Tamanha beleza e importância do espaço, que a Praça do Papa foi tombada e eleita pela população como símbolo oficial de Belo Horizonte e um dos principais pontos turísticos do estado de Minas Gerais


O que fazer na região da Praça do Papa?


A Praça do Papa está localizada no bairro das Mangabeiras e atrai diariamente centenas de turistas e moradores da cidade. Aos finais de semana, o movimento é ainda maior, já que muitos vão ao local apreciar a vista da praça, praticar esportes e realizar pequenas confraternizações.

Conheça outros atrativos que cercam a Praça do Papa:

Parque das Mangabeiras: ponto de encontro das famílias de BH, o Parque das Mangabeiras é o lugar ideal para as pessoas que buscam descanso, lazer e a prática de esportes. Localizado próximo a base da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras recebe cerca de 15 mil pessoas por mês. O público fica admirado por seus recantos naturais, já que o parque conserva em sua área, 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. 

Mirante do Mangabeiras: localizado na praça Ephigenio Salles, o Mirante do Mangabeiras surgiu sem a proposta de ser um ponto turístico. Mas, por sua vista de tirar o fôlego, o espaço logo ganhou fama e tornou-se um ponto turístico da cidade. O Mirante do Mangabeiras conta com lunetas que permitem observar uma vista privilegiada do nosso belo horizonte. 

Parque Serra do Curral: a Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e símbolo da capital mineira, é um refúgio para os aventureiros da cidade. O Parque possui 10 mirantes de onde os visitantes podem identificar a Lagoa da Pampulha, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a Avenida Afonso Pena, o Estádio Mineirão, o Museu de História Natural e o Jardim Botânico da UFMG, o Pico do Itabirito, a Serra da Piedade, o Morro do Pires, o Morro do Elefante, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, entre outros.

Rua do Amendoim: conhecida como Rua do Amendoim, a rua Professor Otávio Coelho Magalhães é cercada de mistérios. Isso porque, muitos belorizontinos afirmam que é possível subir a ladeira com o carro em ponto morto. É isso mesmo: desligado em uma ladeira, o carro sobe em vez de descer!  Só impressão ou não, a rua merece uma visitinha. 

Praça da Bandeira: com localização privilegiada, a Praça da Bandeira marca o final da famosa Avenida Afonso Pena com uma bela vista da Serra do Curral. No terceiro domingo de todo mês acontece a troca da bandeira, numa cerimônia cívica realizada a partir das 10 horas.

Leia também:

Praça do Papa terá policiamento constante da Guarda Municipal


Como chegar na praça do Papa


Para chegar à Praça do Papa, ou Praça Governador Israel Pinheiro, é muito simples. A praça está localizada no alto da Av. Afonso Pena, uma das mais famosas da cidade. É possível chegar também através da famosa Av. Bandeirantes. De ônibus, indicamos a linha 4103.

Continua depois da publicidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de privacidade e nosso Termo de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.