FecharX

Descubra como harmonizar cerveja e os diferentes tipos de chocolate

A Páscoa chegou, aproveite o momento para viver uma experiência gastronômica surpreendente



Créditos da imagem: Arina P Habich / Shuttestock.com
Main shutterstock 213006958
Redação Sou BH
12/04/20 às 14:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Símbolo da cultura ocidental durante a celebração da Páscoa, o chocolate é o presente que não pode faltar na mesa das famílias neste domingo. Considerado um gesto de carinho, o mimo pode ser combinado com a bebida que é paixão nacional, a cervejinha. Se você quer ter essa experiência, veja algumas dicas que separamos para harmonizar os diferentes tipos de chocolate com os estilos de cerveja:

Pale Ale 

O estilo possui malte especial combinado com lúpulo selecionado, resultando em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. Na hora de harmonizar, o ideal é o chocolate ao leite, que é a versão mais cremosa e mais doce. O amargor do lúpulo quebra a gordura e o excesso de açúcar, limpando o paladar e deixando tanto o chocolate quanto a cerveja ainda mais saborosos. 

Porter

 As Coffee Porters apresentam notas de café e malte torrados, amargor leve e distinto sendo a pedida perfeita para acompanhar o chocolate meio amargo, trazendo equilíbrio ao paladar com um sabor refinado.

Ale 

A cerveja do estilo Ale possui sabor e aroma frutado que resulta em uma bebida equilibrada. Na hora de harmonizar, a opção mais indicada é o chocolate branco. A gordura desse chocolate pede cervejas mais refrescantes, com mais acidez e toques de frutas. A harmonização irá causar uma explosão no paladar: é como comer um chocolate recheado.

Cacau Ale

Uma cerveja Cacau Ale apresenta nibs de cacau em sua composição – o que a confere um sabor mais seco com acidez na medida. O chocolate com nozes e frutas secas, devido à combinação de seus ingredientes extras, harmoniza muito bem com esse estilo, marcando presença e não se sobrepondo ao sabor do chocolate.

Hops Escura

De sabor equilibrado e levemente adocicado, a cerveja Hops Escura combina com ovos de páscoa com nozes, biscoito ou castanha em sua composição. Devido ao processo de dry hopping (método de adição do lúpulo durante a fermentação da cerveja), é uma cerveja aromática com notas de caramelo, o que a torna perfeita para acompanhar esse tipo de chocolate.