FecharX

Doce de leite: para comer rezando

Puro ou com queijo, o doce de leite é uma dos destaques da cozinha mineira



Créditos da imagem: Arquivo Nika Bem-casados
Main bemcasadodecorado 20140816220919
Bem-casado, doce tradicionalmente distribuído em festas de casamento
Redação Sou BH
28/12/15 às 14:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:57

Se o cardápio for comida mineira, no item sobremesa não pode faltar doce de leite. Puro ou com coco, ameixa e outras combinações, com ou sem queijo, ele é sempre um dos mais pedidos. Na casa da belo-horizontinaEdiléia Aparecida Rodrigues, 41 anos, nunca falta o “doce de burrinho”. Esse é o jeito carinhoso de chamar o seu doce preferido.Quando era pequena, confundiu a vaquinha da Itambé estampada nas latas por um burrinho. “Pra mim, era um burrinho, então, até hoje, chamo assim. Não tem nada melhor, sento no sofá e enquanto assisto à TV, devoro uma lata inteirinha”.

Por uma colher de doce de leite, Ediléia Aparecida já aprontou algumas: “uma vez doente, não queria tomar remédio de jeito nenhum e meu pai preocupado perguntou o que eu queria. Não tive dúvidas, doce de burrinho. Quando estava grávida também, aproveitei, chegava a comer duas latas por dia”. 

Assim como em outras residências mineiras, a paixão vem de família. Para se ter uma ideia, a loja Laticínios Irmãos Costa, presente no Mercado Central, há 55 anos, vende em média 10 kg do doce por semana e, segundo a proprietária,Zelita Gonçalves Costa, 66 anos, a grande maioria da clientela é mineira. “Atendo também pessoas de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Mas, os mineiros levam a maior quantidade. Já os estrangeiros têm interesse apenas na degustação, em provar o doce com um pedaço de queijo”.

Novamente, a versão pura do doce ganha destaque. “São cerca de 10 latas por semana de doce de leite puro e sete da mistura com coco”, informa Zelita Gonçalves. E a textura pastosa é a mais procurada, especialmente pelas doceiras, para o recheio de rocamboles, casadinhos, bem-casado, bolos e canudinhos. “Eu prefiro aquele mais cremoso, para comer de colher”, diz a vendedora, confessando-se também uma admiradora do produto. Vindo de várias regiões do estado, destacam-se as marcas produzidas em Moeda e São Bartolomeu. “Os doces vindo de São Bartolomeu são os preferidos pelas doceiras, em termos de qualidade e sabor. Elas dizem que fica mais fácil trabalhar com ele”, conta Zelita.

Já a doceira Maria de Fátima Rocha, 60 anos, prefere os doces de Araxá. “Temos muitos no mercado, mas poucos são aqueles que realmente nos fazem sentir o sabor do doce de leite. A maioria é muito industrializado e têm o mesmo gosto. Na minha opinião, o mais gostoso é o de Araxá”, explica. Especialista em bem-casados, ela defende a produção caseira do doce como garantia de um produto de qualidade. “Eu preparo na hora com todo carinho e cuidado. É um toque diferenciado ao bem-casado, que tem sabor de doce de leite da vovó. Um sabor mais caseiro, de doce de leite da roça mesmo. É muito melhor!”, afirma.

Proprietária da marca Nika Bem-casados, no mercado há seis anos, oferece vários recheios do tradicional doce, distribuído em casamentos e, agora, batizados e aniversários. Nozes, pistache, amêndoa, damasco, baba de moça, goiabada com queijo, coco, abacaxi, morango, brigadeiro e várias outras opções. O preferido? Ele mesmo: o doce de leite. “Fazemos também todos esses sabores com cobertura de chocolate. Mas, o nosso carro chefe é mesmo o doce de leite tradicional”, revela Maria de Fátima Rocha. E a receita caseira desse campeão de vendas, ela compartilha aqui, com você, leitor do Sou BH:

Bem-casado tradicional
Maria de Fátima, da Nika Bem-casados

Ingredientes

Bolo

  • 6 ovos
  • 5 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento
  • Recheio
  • 1 lata de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colher de sobremesa de margarina
  • Calda
  • 500gr. Glassucar
  • 1 copo de leite

Modo de preparo

Bolo
Bata os ovos na batedeira por 15 minutos, misture os outros ingredientes. Colocar em uma assadeira e levar ao forno por mais ou menos 15 minutos. Depois de frio, cortar e reservar.

Recheio/Doce de leite
Leve o leite, o leite condensado, o creme de leite e a manteiga ao fogo. Mexer bastante em fogo brando até cozinhar totalmente. Quando estiver começando a soltar da panela, desligue e deixe esfriar. Recheie os bolinhos.

Calda
Em uma tigela, coloque o glassucar e o leite, misture bastante até dissolver o açúcar e pincele os bem-casados um por um. Deixar secar e decorar a gosto.