FecharX

Grupo de voluntários e chefs oferecem comida gratuita em Belo Horizonte

Uma vez por mês o grupo se reúne em alguma praça da capital e distribui alimentos na rua



Créditos da imagem: Maira Cabral Duarte
Main capa
Bárbara Batista
08/08/19 às 14:30
Atualizado em 08/08/19 às 14:30

Nesta quinta-feira (8), quem passar pela Praça da Rodoviária vai se surpreender com uma movimentação nada convencional naquele local. É que a turma do Sopa de Pedra – grupo de voluntários, empresários e chefs culinários que se uniram e preparam um prato especial para pessoas em situação de rua –, vai ocupar o espaço para levar mais sabor e calor na 4ª edição do projeto. Mensalmente, o grupo prepara alimentos que são distribuídos gratuitamente em alguma praça da cidade.

As praças Raul Soares e Estação também já foram sede do evento. De acordo com um dos organizadores, Jordane Macedo, outras praças e até mesmo viadutos podem ser os próximos locais de distribuição de comida.

Ficou curioso ou quer saber as datas de quando serão os próximos eventos? Acompanhe o grupo no perfil Sopa de Pedra e fique por dentro. Se interessou e quer participar, vá até o perfil e saiba mais sobre como fazer parte do projeto.

O projeto

O nome do evento faz referência a uma história bem antiga, de um português viajante, muito simples e pobre. Orgulhoso demais para pedir comida, batia de porta em porta e pedia aos donos das casas que lhe emprestassem uma panela para que ele preparasse uma sopa com uma pedra que tinha acabado de encontrar. Curiosos, os donos da casa permitiam e, minutos depois, o português estava na cozinha preparando a refeição. Para a tal sopa, o viajante pedia ingredientes, como sal, batata e feijão. E, no final, com a ajuda de cada pessoa, todos se alimentavam e dividiam a 'sopa de pedra'.