FecharX

Dia da Ressaca: 8 Dicas Para Quem Bebeu Como Se Não Houvesse O Amanhã

Saiba o que fazer para driblar os sintomas pós-balada e ficar novinho em folha!



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 211011 ressaca 5
Beber muita água é uma das dicas da nutricionista Clínica, Juliana Carvalho
Redação Sou BH
26/02/16 às 21:12

A festa estava boa, cervejinha gelada, os drinks então... nem se fala! Mas você acabou exagerando no álcool e, no dia seguinte, antes mesmo de levantar da cama, já sentiu aquela dor de cabeça terrível acompanhada de muita sede? Calma, meu amigo! Nem tudo está perdido! Dia 28 de Fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Ressaca e, pensando nisso, o Sou BH conversou com a Juliana Carvalho de Melo, nutricionista clínica, que explicou a melhor forma de combater o mal estar. Anota aí!

1) Beba muita água:
Sem dúvidas, é a número 1 da lista! A água é de extrema importância, pois o álcool pode causar desidratação, pois inibe um hormônio chamado de ADH e, com isso, faz com que urinamos mais e percamos mais líquido. Portanto precisamos hidratar antes, durante e após as festas. A desidratação também pode provocar fadiga, sonolência, tonteiras e boca seca.O que não é nada agradável!

2) Chás
O álcool em excesso acaba sobrecarregando nosso organismo, principalmente o fígado que é o responsável em metabolizá-lo. Esta sobrecarga faz com que nosso metabolismo se desequilibre e, como consequência, teremos os seguintes sintomas: dor de cabeça, desidratação, cansaço extremo, enjoo e diarreia. Alguns chás, como boldo, camomila, gengibre, hibisco, verde e hortelã podem ajudar a diminuir estes sintomas.

3) Sucos funcionais:
Os sucos naturais são excelentes para ajudar a melhorar a ressaca, pois repõem os sais minerais e líquidos perdidos. Os deliciosos sucos de melancia e abacaxi auxiliam a reposição de água no corpo, diminuindo os sintomas da ressaca. A água de coco e isotônicos também auxiliam nesse combate.

4) Alimente-se antes:
Ingerir alimentos ricos em gordura poli-insaturada, como os peixes e azeites, são essenciais para não ter ressaca no dia seguinte, pois protege o fígado dos efeitos do álcool. Antes da balada, é importante fazer uma refeição com carboidratos complexos, ou seja, ricos em fibras, também acrescentar queijo branco e acompanhar com suco natural. Durante a festa, pode levar castanhas, damascos, ameixas secas, hidratar com água de coco, água e isotônicos. Ao chegar em casa, fazer uma alimentação leve, como caldos e sopas ou sanduíche natural. Assim podemos amenizar a ressaca.

5) Evite Café:
Nada de tomar aquele cafezinho de manhã. A cafeína pode até combater a dor de cabeça, mas ela também tem funções diuréticas, ou seja, ajuda a perder mais líquido e isso pode desidratar ainda mais seu organismo.

6) Coma frutas:
Para reduzir os sintomas da ressaca, vale apostar no consumo de frutose, açúcares presentes nas frutas. Esse açúcar acelera a eliminação do álcool do corpo e também nos dá mais energia. Melhor ainda é ingerir frutas ricas em água, como abacaxi, melancia, melão, kiwi e laranja para ajudar na hidratação. A banana, além de energética, é rica em potássio, uma das substâncias perdidas na urina pelo excesso de álcool e quando falta causa fadiga, dor de cabeça e náuseas.

7) Analgésicos:
Para combater a dor de cabeça nada mais nada menos do que recorrer aos remedinhos, mas fique atento para não exagerar na dose! É ideal que sempre seja indicado pelo seu médico de confiança.

8) Durma bem:
O seu corpo fica bem cansado após a balada e pode potencializar a ressaca. O efeito da embriaguez é semelhante ao de uma madrugada em claro: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida. Nada melhor do que usar as dicas essas e voltar a dormir. O sono ajuda a recuperar as energias e te deixar pronto para enfrentar o dia!